Os metroviários saíram da reunião no Tribunal Regional do Trabalho, em BH, nesta quinta-feira (3), com uma proposta para suspensão da greve, marcada para a próxima semana.

Em sua rede social, o Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro-MG) convocou a categoria para uma nova assembleia que irá decidir se a greve prevista para começar na segunda-feira (7) será ou não mantida. A reunião vai ocorrer neste sábado (5), às 15h, na Estação Central do Metrô, na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte.

De acordo com Pablo Henrique Azevedo, diretor de comunicação do sindicato, a greve foi anunciada diante da falta de resposta da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) quanto às reivindicações da categoria colocadas durante a audiência de conciliação entre os trabalhadores e a companhia no dia 5 de janeiro.

“A CBTU não apresentou nenhuma resposta aos trabalhadores. Eles fizeram uma resposta formal, dizendo que não têm resposta nenhuma para dar aos trabalhadores. Na verdade, ela está testando o limite do conjunto da nossa categoria”, afirmou Azevedo.

Nesta quarta-feira (2), a CBTU informou que teve conhecimento da paralisação pelas redes sociais e que tomará as “medidas administrativas e judiciais cabíveis”, para garantir a continuidade da prestação do serviço público de transporte de passageiros na capital.

Sobre os questionamentos do Sindicato dos Metroviários, a companhia afirmou que não tem respostas sobre o processo de desestatização, tendo em vista que as ações estão sendo tomadas de maneira interna junto ao Conselho do Programa de Parceira de Investimentos, conduzidas pelo Ministério da Economia e do Desenvolvimento Regional.

Fonte: Sindimetro