Metroviários de Belo Horizonte decidiram que entrarão em greve novamente a partir da próxima segunda-feira (7). Com isso, o metrô funcionará em escala mínima, das 10h às 17h. A decisão foi tomada em assembleia realizada na noite dessa terça-feira (1º), na estação Central.
Desde o dia 20 do mês passado a greve estava suspensa, quando a categoria marcou nova audiência para esta terça. A paralisação começou em dezembro do ano passado, quando a categoria cobrava por diálogo com as autoridades no que diz respeito ao futuro do metrô da capital.
A paralisação desta vez segue o mesmo princípio. De acordo com o presidente do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais, o Sindimetro, a greve é a “única forma de fazer com que o governo e a empresa tragam respostas às dúvidas de como ficará a situação dos trabalhadores diante da privatização do metrô.”
Ainda segundo o presidente, o sindicato tentou obter respostas do governo, inclusive intermediado pelo Tribunal Regional de Trabalho. Na nota enviada à imprensa, Romeu destaca que os prazos para as respostas não foram cumpridos.
Ele argumenta ainda que sabe que a greve impactará a vida do belo-horizontino, mas que a medida é necessária diante da “situação limítrofe entre a privatização da empresa e a demissão dos funcionários concursados lotados em Belo Horizonte.”
Fonte: Sindimetro