Informações de Contato

Belo Horizonte - MG

Atendimento

A jornalista cearense Samira de Castro, 46 anos, encabeça a chapa “Unidade na luta – Em defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia”. Dois jornalistas mineiros, Breno de Araújo e Priscilla Chandretti, fazem parte da única chapa inscrita para participar da eleição direta para a escolha da nova diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), a ser realizada nos dias 26, 27 e 28 de julho deste ano.

(Samira de Castro, Priscilla Chandretti e Breno de Araújo)

A chapa “Unidade na Luta” é composta por 32 membros, distribuídos entre diretoria executiva, vices-regionais e secretarias, contando com representantes de todas as regiões do país e da maioria dos Sindicatos de Jornalistas filiados à Federação. Também integra a chapa, segundo o Estatuto da FENAJ, os três membros que vão compor o Conselho Fiscal.

No mesmo período e em eleição conjunta, também serão eleitos os novos membros da Comissão Nacional de Ética (CNE). As candidaturas, nesse caso, são individuais e seis jornalistas se inscreveram para o pleito. Serão eleitos(as) cinco titulares, pela ordem de votação, e o(a) candidato(a) menos votado(a) ficará na suplência.

A FENAJ é a única federação sindical que faz eleições diretas para eleger sua diretoria e a Comissão Nacional de Ética. Neste ano, a novidade é que a votação será totalmente eletrônica e on-line. As eleições são coordenadas pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN), eleita pelo Conselho de Representantes (instância da Federação composta por um representante de cada Sindicato filiado e superior à Diretoria).

O edital de convocação das eleições foi publicado no Diário Oficial da União no dia 13 de abril, com retificação na edição de 18 de abril do DOU. A Comissão Eleitoral Nacional (CEN), eleita por unanimidade na reunião do Conselho de Representantes realizada no dia 2 de abril, é presidida pelo jornalista José Carlos Torves e comandará todo o processo. Em Minas Gerais, uma Comissão Eleitoral também foi constituída no Sindicato dos Jornalistas, para acompanhar o processo. Ela é composta pelos seguintes diretores do SJPMG: Eduardo Motta, diretor Regional Leste; Breno de Araújo e Rafael Werkema, ambos diretores de Comunicação.

Para estar apto a votar, as e os jornalistas devem regularizar sua situação sindical até o dia 6 de julho, ou seja, 20 dias antes do início das eleições. Para receber o link de acesso ao sistema de votação, é preciso manter o e-mail atualizado junto ao Sindicato.

Confira quem integra a chapa “Unidade na luta”:

Diretoria Executiva

Presidência – Samira de Castro (CE)

Primeira Vice-presidência – Paulo Zocchi (SP)

Segunda Vice-presidência – Célio Martins (PR)

Secretaria-Geral – Sérgio Murillo de Andrade (SC)

Secretaria – Moacy Neves (BA)

Primeira-Tesouraria – Luiz Antônio Spada (GO)

Segunda-Tesouraria – Wilson Reis (AM)

Primeira suplência – Virgínia Berriel (MRJ)

Segunda suplência – Priscila Chandretti (MG/Juiz de Fora)

Vices-presidências Regionais

Vice-presidência Norte I (Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima) – Adriana Cruz (RR)

Vice-presidência Norte II (Amapá , Pará , Maranhão e Tocantins) – Alessandra Bacelar (TO)

Vice-presidência Nordeste I (Piauí , Ceará , Rio Grande do Norte e Paraíba) – Franco Ferreira (PB)

Vice-presidência Nordeste II (Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) – Fernanda Gama (BA)

Vice-presidência Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) – Douglas Dantas (ES)

Vice-presidência Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) – Itamar Perenha (MT)

Vice-presidência Sul (Paraná , Santa Catarina e Rio Grande do Sul) – José Maria Nunes (RS)

Secretarias

Secretaria de Relações Institucionais

Secretário – Ayoub Hanna Ayoub (NP)

Secretário-adjunto – Milton Alves Júnior (SE)

Secretaria de Relações Internacionais

Secretária – Maria José Braga (GO)

Secretário-adjunto – Celso Augusto Schröder (RS)

Secretaria de Educação, Cultura e Aperfeiçoamento Profissional

Secretária – Valci Zuculoto (SC)

Secretária-adjunta – Carmen Pereira (MRJ)

Secretaria de Gênero, raça e etnia

Secretária – Valdice Gomes (AL)

Secretária-adjunta – Helena Saria (PA)

Secretaria de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral

Secretário – Rafael Mesquita (CE)

Secretário-adjunto – Thiago Tanji (SP)

Secretaria de Mobilização dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação

Secretária – Márcia Quintanilha (SP)

Secretário-adjunto – Breno de Araújo (MG)

Secretaria de Mobilização dos Jornalistas de Produção e Imagem

Secretário – Guto Camargo (SP)

Secretário-adjunto – Land Seixas (PB)

Secretaria de Saúde e Segurança

Secretário – Norian Segato (SP)

Secretário-adjunto – Severino Júnior (PE)

Conselho Fiscal

– Adroaldo Corrêa (RS)

– Edmilson Brito (SE)

– Luiz Carlos de Oliveira (PI)

Candidatos(as) à Comissão Nacional de Ética:

– Antônio Paulo (AM)

– Beth Costa (RJ)

– Franklin Valverde (SP)

– Osnaldo Moraes (PE)

– Suzana Tatagiba (ES)

– Vera Daisy (RS)

Samira de Castro é jornalista profissional pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é redatora do jornal Diário do Nordeste, onde trabalha desde 1997, atualmente licenciada unilateralmente para mandato sindical. Já exerceu o cargo de subeditora de Economia na mesma empresa e trabalhou como assessora de Comunicação da Associação dos Defensores e das Defensoras Públicas do Estado do Ceará (Adpec). Ingressou no movimento sindical dos jornalistas em 2010, quando foi eleita secretária-geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), tendo assumido a presidência interinamente de 2011 a 2013. Foi presidenta do Sindjorce por dois mandatos consecutivos (2013-2016 e 2016-2019). É segunda vice-presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), já tendo exercido também o cargo de segunda tesoureira da entidade (2013-2016 e 2016-2019). Integrante da Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas da FENAJ. Integra o Conselho Consultivo da Rede de Jornalistas e Comunicadoras com Visão de Gênero e Raça (RIPVG – Brasil). Foi conselheira titular do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Ceará (CEDDH-CE) por dois mandatos (2013-2016 e 2016-2019). Figura no ranking dos jornalistas mais premiados do Brasil e do Nordeste, segundo o portal Jornalistas & Cia.

Priscilla Chandretti é candidata à Diretoria Executiva. Jornalista profissional, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, desde 2008. É assessora de comunicação freelancer de entidades de Juiz de Fora e de Belo Horizonte. Foi assessora do Sindicato dos Professores de Juiz de Fora. Foi redatora na TV Câmara de Guarulhos (SP) e, também, diretora e secretária de comunicação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP). Voltou para Minas Gerais ao virar mãe.

Breno de Araújo é candidato à Secretaria de Mobilização dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação. Jornalista profissional, pelo Centro Universitário Newton Paiva, desde 2011. É assessor de comunicação e imprensa na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e diretor de comunicação no Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG). Foi repórter da editoria de Cidades no portal O Tempo e atuou como produtor audiovisual, roteirista e diretor cinematográfico na Rede Minas.


Avatar

editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.