Minas Gerais deve ter pancadas de chuva durante a semana que começou neste domingo (13/2). Apesar de temperaturas relativamente quentes, com os termômetros podendo marcar 30° C, há chance de temporais isolados em parte dos dias.

Apesar do sol dar as caras, a tendência é que as nuvens deixem parte do céu encoberto. Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, o tempo deve ficar firme, mesmo, apenas no próximo fim de semana.

“Nesta semana, não vamos ter aquela chuva intermitente, mas a previsão é de calor e com condições favoráveis a chuvas nas tardes”, disse.

Hoje, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem variar entre 17° e 26°C em Belo Horizonte. Há possibilidade de chuvas durante a noite.

Sete regiões da cidade estão em alertas e sob risco de deslizamentos. Trovoadas também podem ocorrer. O alerta de temporais se estende a todo o estado.

Atenção redobrada com o passar dos dias

Esta segunda (14), segundo o Inmet, terá temperatura mínima de 16°C, com máxima de 27°C na capital. Manhã e tarde terão céu encoberto, com possibilidade de chuva. À noite, mais pancadas isoladas no radar, com trovoadas. Em Uberlândia, no Triângulo, onde a temperatura deve ficar entre 20° e 29°C, também há temor por tempestades.

Em novo dia nublado e sujeito a chuvas e trovões, a terça-feira (15) poderá ter mínima de 17° e máxima de 27°C. Para o segundo dia útil desta semana, o número de cidades do estado impactadas por possíveis chuvas aumenta. esmo em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, onde a máxima estimada é de 31°C, há a possibilidade de uma carga d’água.

Para a quarta (16), o prognóstico é o mesmo, mas os termômetros belo-horizontinos devem oscilar entre 18°C e 26°C. Em Varginha, no Sul de Minas, os termômetros podem chegar a 29°C.

Na quinta (17), Belo Horizonte também pode ter pancadas de chuva isoladas, novamente acompanhadas por trovoadas. A temperatura mínima prevista é de 16°C; a máxima, de 25°C. No dia, parte do estado pode estar sujeita a chuvas ainda mais fortes. Em Januária (Norte), por exemplo, o clima será de muitas nuvens e, possivelmente, de pancadas constantes.

BH: chuvas dão o tom em fevereiro

Ontem, a Defesa Civil de Belo Horizonte confirmou que os temporais ocorridos nos primeiros 12 dias deste mês ultrapassaram o volume de chuvas previsto para os 29 dias de fevereiro. A média climatológica esperada para fevereiro era de 181,4 milímetros de chuva.

Somente no Barreiro, choveu 186,2 milímetros de 1º de fevereiro ao meio-dia do sábado – 102,6% acima da média. A regional com o maior volume é Venda Nova, com 361,6 milímetros de chuva em menos de duas semanas.

Fonte: Inmet