Na manhã desta quarta-feira (18), a campanha Duda 12 deu mais um passo rumo ao objetivo de ser “lixo zero”. Quem passou pela Praça Sete, no coração de BH, pôde ver um pouco da beleza da natureza em meio à poluição causada por bandeiras e santinhos. Junto a correligionários, Duda Salabert (PDT) contou aos eleitores que passavam pela avenida Afonso Pena, que no lugar do material poluente, sua campanha vai espalhar árvores pela cidade.

“Estamos mostrando que é possível fazer uma campanha que respeite o meio ambiente. Nossa campanha é ‘lixo zero’: não imprimimos nenhum santinho, nenhum panfleto, nenhum adesivo. Em vez de distribuirmos papel, cartazes que poluem o meio ambiente e deixam a cidade mais feia, nós estamos colocando árvores pela cidade, que após as eleições serão plantadas para suprir a quantidade de árvores que morreram em BH nos últimos incêndios, já que a capital não tem uma política de combate a incêndios”, destacou Duda.

Na ação, além de abraçar eleitores e conversar com quem ficou mais curioso sobre a ação, Duda também regou parte das mudas de Podocarpus, que serão distribuídas em locais diferentes da cidade até o final da campanha. As árvores de baixo consumo de água e de uma espécie não invasora, serão plantadas em novos espaços após as eleições.

Aos jornalistas, Duda lembrou da força do ambientalismo em sua trajetória e campanhas. A candidata destacou que seu plano de governo é o único que trata de propostas para a qualidade do ar e cria um programa de combate à incêndios. Duda também vai decretar emergência climática em BH e terá uma autoridade climática municipal.

“Nossas propostas começam pelo exemplo. Não usamos dinheiro público para sujar a cidade e, na verdade, reflorestamos a cidade, assumindo assim um compromisso com a questão ambiental. Para além disso, sendo eleita, BH vai voltar a ser uma cidade jardim e o ar que vamos respirar vai ser o ar limpo das árvores, não o das queimadas”, celebrou Duda.

 

foto: Cadu Passos