A economia mundial pode estar à beira de uma nova crise global e os temores de uma década perdida são bastante fundamentados, disse à Sputnik o especialista em indústria e energia Leonid Khazanov.

De acordo com a previsão atualizada do Banco Mundial, de 2022 a 2030, a taxa média de crescimento potencial do PIB global será de 2,2% ao ano. Essa taxa de crescimento poderá ser 0,7% maior (para uma taxa média anual de 2,9%) se os países adotarem políticas sustentáveis e orientadas para o crescimento.

A economia global está perante uma década perdida, disse por sua vez Indermit Gill, economista-chefe e vice-presidente sênior do Banco Mundial. Khazanov concorda com as preocupações do representante do BM.

“Estamos vendo, muito possivelmente diante de nossos olhos, outra crise econômica global se desenrolando. Ela começou com uma crise energética na Europa e na China em 2021, quando os preços da energia subiram”, afirma Leonid Khazanov.

Em seguida, ela se transformou em uma crise de sanções envolvendo a Rússia e agora também uma crise bancária. Como consequência, temos um afrouxamento da economia global”, disse o especialista.

Segundo ele, na situação atual, “tudo pode acontecer, desde uma queda drástica na renda das pessoas até a falência em massa dos bancos ocidentais”.

Quanto à taxa de crescimento global do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,2% no final do ano, disse, as probabilidades são de 50/50.

Creio que a taxa de crescimento do PIB global será ainda menor: talvez entre 1-1,5%. Isto é, na melhor das hipóteses, se a crise bancária no Ocidente puder ser contida“, ressaltou.

Na opinião do especialista, a solução da crise bancária no Ocidente, assim como o cancelamento das sanções contra a Rússia, pode afetar a situação.

“Todos estes fenômenos de crise levarão a um declínio da indústria, a um aumento do desemprego e a uma diminuição do nível de renda das famílias”, concluiu ele.

Anteriormente, Indermit Gill disse que a economia global enfrenta a perspectiva de uma “década perdida” por conta do desaparecimento de quase todos os fatores impulsionadores do progresso econômico na história recente.


Avatar

administrator