Em visita à Unidade de Pronto Atendimento Oeste (UPA Oeste), no Bairro Jardim América, Duda Salabert (PDT) ouviu de pacientes e funcionários os principais problemas que impedem o pleno funcionamento da unidade municipal de saúde.
Uma das principais preocupações dos pacientes é a falta de médicos especialistas, que aumentam a demora do atendimento nas unidades, escalando outros problemas, como a insegurança.
“É fundamental BH dar início a novos concursos, redesenhar o plano de carreira dos servidores, para que seja um espaço atrativo para os médicos que preferem o setor privado ou outras cidades, como Contagem. É uma vergonha a quarta capital mais rica do Brasil faltar pediatra. É importante também conversar com os prefeitos para redesenhar a rede de saúde intermunicipal porque muitas das upas da capital costumam receber pacientes de outras cidades”, destacou Duda.
Na manhã desta quinta-feira (05), preocupada com a qualidade do ar de BH, que amanheceu mais um dia sob forte fumaça, Duda falou aos jornalistas sobre a necessidade de um pensamento de saúde integral, que contemple ações que vão além do atendimento hospitalar.
“Valorizar a Saúde está além de pensar a saúde como ausência de doença. Aqui na região da UPA, tem a mata do Jardim América que é um ponto de promoção da saúde de BH, um ponto verde, que ajuda a melhoria da qualidade do ar, mas que está sofrendo risco de ser destruída a serviço da especulação imobiliária”, lembrou a candidata.
Lagoinha
Nesta quinta-feira, Duda volta a discutir as demandas da região originária de BH, com o movimento Lagoinha Viva. Após o lançamento da campanha, realizado na região, Duda tem buscado ouvir outros atores para o desenvolvimento da Lagoinha e incluir novas propostas no plano de governo. Um dos objetivos é requalificar a área, melhorando a segurança e o bem estar de moradores e comerciantes locais.
Duda encerra o dia de campanha no lançamento do comitê de campanha da candidata à vereadora pelo PDT, Mallu Almeida.