O nível do Guaíba, em Porto Alegre, segue em redução. Nas últimas 24 horas, o patamar da água baixou 14 centímetros, caindo de 4,69 metros para 4,55 metros, conforme medição realizada às 17h15 deste sábado (18) pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Cais Mauá. A marca ainda está mais de 1,50 metro acima da cota de inundação (3 metros).

Na sexta-feira, o recuo do nível do lago permitiu a retirada de uma comporta no Centro Histórico, facilitando o escoamento da água acumulada nas ruas. Com a operação, será possível acessar duas casas de bomba, que ajudam a drenar a água acumulada nas ruas para fora da área urbana.

As comportas são grandes portões de ferro que impedem que a água do lago invada a cidade. Já as bombas são equipamentos elétricos que bombeiam para fora da cidade a água que toma as redes de esgotos. Com as cheias, houve problemas nesse sistema, o que permitiu a inundação de parte da área urbana da capital.

Com o recuo do Guaíba, a população começou a retornar às suas casas e apartamentos para descobrir quais pertences foram perdidos e que ainda pode ser salvo.

Nesta sexta-feira (17), o Rio Grande do Sul chegou a 154 mortes em razão dos temporais. O governo do estado anunciou o pagamento de R$ 2,5 mil para famílias na faixa da extrema pobreza, além de um plano de reconstrução de cidades afetadas pela tragédia.