Sem dar ponto sem nó, Sabá Bodó (Welder Rodrigues) e Nivalda (Titina Medeiros) vão ao rancho fundo filar um almoço e convocar Zefa Leonel (Andrea Beltrão) para uma audiência. Na verdade, o que eles querem é redividir as terras da família fazendo com que ela perca o direito sobre a Gruta Azul e suas pedras preciosas. Assim, nos próximos capítulos de No Rancho Fundo, a “visita” vai irritar Seu Tico Leonel (Alexandre Nero) e deixar Zefa preocupada.
“O que eu quero saber é que raio de audiência é essa que o senhor quer que eu participe”, diz Zefa ao prefeito.
E Sabá Bodó começará a enrolar para explicar o que deseja.
“Em 1920, os estados acordaram que o governo federal faria um levantamento geográfico para definir melhor essas fronteiras. Falei certo, Nivalda?”, começa.
“Mas a revisão cartográfica nunca aconteceu. Desde essa época, vários pontos, como o Sertãozinho, continuam indefinidos”, continua Nivalda.
“E as áreas conhecidas como Lasca Fogo e Baixo do Seridó estão sob disputa”, emenda o prefeito.
“E é por isso que estamos aqui, Zefa Leonel. Precisamos de sua ajuda para resolver essa questão de uma vez por todas. A audiência é pra discutir como podemos finalmente oficializar essas fronteiras… e trazer paz à região”, completa Nivalda.
“Ou seja: vamos precisar fazer uma revisão cartográfica”, resume Sabá.
Seu Tico Leonel se irritará e pegará Sabá Bodó pelo colarinho da roupa.
“E o que o senhor acha de eu lhe dividir assim, em pedacinhos bem pequeninhos?!”
Sabá Bodó entrará em desespero, e Zefa mandará Seu Tico soltá-lo. Mas depois que o prefeito e a primeira-dama forem embora, a matriarca dos Leonel mostrará toda sua preocupação com a situação.
“Tu acha que essa ladainha toda desse aí tem fundamento?”, pergunta Seu Tico.
“Vindo de quem veio… Um corrupto que troca voto por cesta básica vencida e dentadura. O cabra é capaz de tudo. Vamos averiguar tudo certinho com a advogada. Esse prefeito é cheio de enredo… Temos que ficar atentos”, diz ela.