Por Geraldo Elísio (Repórter)

Vargas, JK, marechal Lott, Lacerda, Eduardo Gomes, Jânio Quadros, Jango Goulart, Ulisses Guimarães, Leonel Brizola, FHC, Prestes, Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Ernesto Geisel, João Figueiredo, Aureliano Chaves, Afif Domingos, Fernando Collor, Plínio Salgado, Lula da Silva, Itamar Franco, Enéas ACM.

Entre mortos e feridos salvaram todos – exceção de Vargas – um tiro contra o próprio peito. Outras exclusões da vida e política, razões naturais. Por muitas décadas pratos de sustentação da instituição brasileira. Figuras de proa. Justificados ou não em século extinto. Dando lugar aos nomes diminutivos. Impossível citar todos.

Adágio geral. Promessas e erros com solos de acertos há muito aguardados. Libertas quae sera tamem entre martírios e forca. Avanços, recuos. Esperanças e frustrações. Palácios governamentais se confundindo com quartéis. E o povo esperando, esperando, se frustrando, voltando a esperar. Cordéis manipulados de longe.

– O mundo gira.

– Bolsonaro, Ciro, o juiz bandido, quem vem lá. Parece só ter o Lula. Por isto é que tem de dar. O resto nem ouço falar. Mas falando nisso…

– Ali não era mais verde? Ah sim! Amazônia.

– E estas montanhas mais baixas? Mudaram para o estrangeiro?

– Ainda é Minas Gerais?

– Não me diga que está à venda!

– Se quiser pode levar.

– Jair Bolsonaro, Sérgio Moro, Ciro Gomes e Paulo Guedes. Todos concordam em doações. E agradece o estrangeiro!

– E ninguém reage?

– Lula diz que se vencer retoma.

– Não foi ele condenado?

– Mas absolvido de tudo.

– Então por quê?

– Só o céu pra te explicar!

– Mesmo com as mudanças da Internet. Os fracassos das TVs, revistas, rádios e jornais. Está difícil para o povo compreender. Mesmo com as caras novas. Os rostos são mesmo de ontem. Quem puder que salve o seu. Mas insistem ainda em dizer que é um País apontado para o futuro.

– E os militares salvadores?

– Não é bom perguntar! Parece… Erraram de novo!

– E agora como fica?

– Sei lá! Não sou cigana e não sei adivinhar. Não é só meu pensamento. É da maioria do povo também. E o pior que tem gente a acreditar que Deus não é mais brasileiro!

– Foi para onde? Portugal ou Miami? Ai… Eu não sei. Acho que em tais lugares só uma fração diminuta a dispor de renda! E não é o caso Dele. Espero sinceramente. Aliás, só escorraçou vendilhões do templo.

A todas as pessoas citadas nesta matéria automaticamente é garantido o direito da resposta no espaço tamanho e corpo.