O protagonismo de estudantes, o fortalecimento da democracia e a consolidação da diversidade foram as principais características do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) destacadas na solenidade de lançamento do programa, na manhã desta sexta-feira (22/3/24), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Uma das maiores iniciativas de participação legislativa jovem do País, o PJ Minas chega em 2024 à 20ª edição. Estudantes de 145 municípios, divididos em 20 polos regionais, vão debater o tema “Melhorias no ensino escolar”. O programa é realizado pela Assembleia, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e com o apoio da PUC Minas.

Em seu pronunciamento, o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), destacou a oportunidade que o PJ Minas oferece a estudantes de conhecerem o Parlamento mineiro e o processo legislativo, o que pode ser a semente para a inserção desses jovens na política.

“Muitos vêm à Assembleia pela primeira vez, lugar em que os diferentes se encontram e é preciso dialogar. Na plenária estadual, os estudantes entendem o que é democracia, ao sentarem com um colega com ideias diferentes e construírem um caminho”, disse o deputado Tadeu Martins Leite.

Ele lembrou que muitas discussões em curso na Casa foram iniciadas na plenária do ano passado. Propostas priorizadas pelos jovens foram transformadas em requerimentos, emendas orçamentárias e projetos de lei, contribuindo na construção de políticas públicas.

O deputado Ricardo Campos (PT), vice-presidente da Comissão de Participação Popular, colegiado responsável por analisar essas propostas, ressaltou que mais de 20% das emendas ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e à Lei Orçamentária Anual (LOA) oriundas do PJ Minas e da discussão participativa do PPAG foram acolhidas pela comissão em 2023.

Ele lembrou que ingressou na ALMG como adolescente trabalhador (Assprom), em 1999, para estimular os jovens a se engajarem nas atividades político-partidárias.

Formação democrática, inclusiva e transformadora

A deputada Bella Gonçalves (Psol), por sua vez, celebrou a forte presença de mulheres, negros e indígenas entre os participantes do PJ Minas, o que pode ser o prenúncio de um futuro de maior representatividade no Parlamento em Minas e no Brasil.

Ela salientou que votar e ser votado, participar da política e acompanhar os seus representantes é fundamental para a construção de um país mais democrático e inclusivo.

Também a deputada Maria Clara Marra (PSDB) comentou o frescor que os jovens trazem para a política, em um momento que ela define como disruptivo, no qual são convidados a ocupar espaços de decisão. “Muitos projetos que mudaram o País vieram da iniciativa popular”, observou.

Na mesma linha, o diretor do Instituto de Ciências Sociais da PUC Minas, Danny Zahreddine, frisou que os jovens são o termômetro da realidade social, inspirando legisladores na busca de uma educação de qualidade e transformadora.

O PJ Minas foi uma das maiores experiências da minha vida. Entendemos que o Parlamento também é nosso lugar”, corroborou a representante dos estudantes participantes do programa, Jeisiane Reis, de São José da Lapa (Região Central).

Compromisso com a cidadania

“Aprendemos a ser democráticos. O Parlamento é o local privilegiado para isso, porque encarna a essência do princípio constitucional de que todo o poder emana do povo, que o exerce diretamente ou por meio de seus representantes eleitos”, ressaltou a gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz.

Ela citou, entre as habilidades e os conhecimentos trabalhados com os estudantes, atitudes que privilegiam a solidariedade, a diversidade e o compromisso com a cidadania.

O vereador Danilo Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Guaxupé (Sul de Minas), que representou na solenidade as câmaras parceiras, e o coordenador do programa em Conceição do Mato Dentro (Região Central), Lorenzo Santos, que representou todos os coordenadores, abordaram os benefícios de se investir na educação para a cidadania, perceptíveis no desenvolvimento de todos os participantes.


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