O Parque Estadual Mata do Limoeiro, unidade de conservação estadual administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), comunica aos interessados a disponibilidade de vagas o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do IEF neste início de 2024. As inscrições podem ser feitas até 20/1. Serão oferecidas 25 vagas para voluntários atuarem no período de 1 a 4/2.

As atividades a serem desenvolvidas serão planejadas pela gerência da unidade e farão parte da Projeto Ecofolia. A programação das ações com participação e a serem desempenhadas pelos participantes do projeto Ecofolia (voluntários) serão apresentadas no primeiro dia de chegada ao parque.

Dentre as atividades previstas para os voluntários estão: apoio à recepção, triagem e orientação de visitantes na portaria e centro de visitantes; realização de atividades de educação ambiental com foco na orientação do visitante para uma conduta consciente no interior da unidade de conservação; participação em palestras, oficinas, atividades lúdicas e educativas em atendimento às atividades de visita escolar ou comunitárias; aplicação de entrevistas de perfil e satisfação dos visitantes; apoio ao desenvolvimento de ferramentas para divulgação, como folhetos, panfletos, mapas, guias para visitação, materiais de interpretação ambiental; organização de banco de imagens da unidade.

A oficina de capacitação acontecerá no dia 1/2, às 18h. O conteúdo básico visa harmonizar as necessidades da Unidade com as aspirações pessoais de cada candidato e o desenvolvimento de ações do Projeto Ecofolia. As atividades de cada voluntário serão orientadas por funcionários ou colaboradores da Unidade, designados pelo gerente da UC.

A carga horária do voluntariado é de 8 horas diárias, totalizando 26 horas. Estão aptos a concorrer às vagas qualquer pessoa acima de 18 anos. Será dada preferência a estudantes universitários com no mínimo três semestres de curso e moradores do entorno.

As inscrições deverão ser realizadas, até 20/1, por meio de formulário eletrônico (https://forms.gle/P1SNWxbzHRiw19Z79).

Atividades

As atividades ocorrerão no Parque Estadual Mata do Limoeiro (PEML) e comunidade do seu entorno, conforme programação da 10ª Edição do Projeto Ecofolia, que tem o tema “Nossa natureza é conectar”. Os voluntários utilizarão as estruturas físicas do PEML para pernoite e alimentação.

“O voluntariado no Ecofolia se tornou um dos alicerces do Parque Estadual Mata do Limoeiro nas ações de aproximação da academia ao parque por meio da pesquisa, do conhecimento e do envolvimento dos participantes com a unidade de conservação”, afirma o gerente do parque, Alex Luiz Amaral Oliveira.

“Importantes resultados já foram alcançados e nossa expectativa é que essa edição do Ecofolia seja tão especial e envolvente quanto as outras. O Ecofolia já é uma marca do parque e um projeto que o destaca no cenário nacional”, completa.

Mata do Limoeiro

O Parque Estadual Mata do Limoeiro possui 2.056 hectares e está localizado na Serra do Espinhaço, a cerca de sete quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó. Na Unidade de Conservação podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado.

Em se tratando da fauna, já foram observadas espécies raras como o rato do mato, típico do Cerrado, e o gambá-de-orelha-branca, presente somente em áreas de Mata Atlântica. A unidade de conservação possui diversos atrativos turísticos, com destaque para as cachoeiras Três Quedas, Paredão, Gabriel e Lagoa do Limoeiro, e abriga, ainda, corredeiras, mirantes e grutas.

O edital de Seleção do Parque Estadual Mata do Limoeiro está disponível, clicando aqui (http://tinyurl.com/yptrkrxh).


Avatar