A Log Commercial Properties (Log CP), uma das maiores desenvolvedoras e operadoras de condomínios logísticos no Brasil, está revolucionando a forma como empresas gerenciam suas operações de armazenamento e distribuição. O Parque Industrial de Betim (PIB), na Grande Belo Horizonte, é um empreendimento diferenciado desenvolvido pela Log em uma área de cerca de 7 milhões de m2 – sendo 2,7 milhões de m2 destinados para empresas de diversos portes e setores. Entre infraestrutura, venda das quadras e a implementação de projetos, os investimentos no PIB devem superar o total de R$ 3 bilhões.
Localizado em uma região estratégica, com acesso facilitado a duas das principais rodovias mineiras (BR-381 e BR-262), que ligam Belo Horizonte a São Paulo, Vitória e Rio de Janeiro, o PIB também está próximo ao futuro Anel Viário de BH e ao Aeroporto de Inhotim, dois projetos que tem potencial para mudar o escoamento de cargas na região metropolitana da capital mineira.
“Além de ser uma área com localização atraente, próxima a diversos centros industriais mineiros, o PIB tem hoje como seu principal diferencial o fato de que se trata de uma área que já está 100% licenciada e regularizada. Isso oferece uma vantagem competitiva enorme para empresas que estejam em busca de locais para novos projetos na Grande BH, pois reduz em cerca de 30 meses o tempo de implementação de empresas” afirma Sérgio Fischer, CEO da Log.
Desde o início das operações em 2018, as vendas de quadras já somam cerca 790 mil m2 para a implementação de diversos projetos – ou 29% da área total destinada para a implementação de empresas. Com quadras a partir de 5 mil m2, as empresas interessadas podem desenvolver projetos que melhor se adequem às suas necessidades. Somente entre 2022 e 2024 foram vendidas quadras que somam quase 170 mil m2 para empresas dos mais variados setores como construção mecânica e fabricação de equipamentos para soldagem de componentes plásticos, montadoras e telhas de poliéster, entre outras.
Desde a venda de terrenos até a implementação de estruturas totalmente adaptadas às operações dos clientes, no formato Built to Suit, são mais de 130 quadras já servidas por uma extensa infraestrutura de apoio formada por ruas, praças, fornecimento de energia elétrica, água, esgoto e, recentemente, a implementação do sistema de distribuição de gás, além de uma área de preservação ambiental de cerca de 3 milhões de m2 de Mata Atlântica. Atualmente cinco empresas que já estão operando no PIB, entre elas, o Mercado Livre (comércio Eletrônico), a Belgo (indústria de arames), a fábrica de biscoitos Vilma Alimentos e a Mauari (plásticos).
O PIB oferece a estrutura necessária para empresas de diversos portes e setores. A eficiência operacional aliada à estrutura foi projetada para otimizar o fluxo de entrada e saída de mercadorias, reduzindo significativamente o tempo de operação e aumentando a produtividade. Assim como em toda a extensão do parque industrial possui ciclovias, oferecendo uma opção mais segura, saudável e econômica para os trabalhadores se locomoverem.
A Log também estuda desenvolver um condomínio logístico dentro do PIB, nos mesmos moldes dos empreendimentos que já estão presentes em 22 cidades em todo o país. “Há potencial para a instalação de um dos nossos empreendimentos no Parque Industrial de Betim, e estamos monitorando atentamente a demanda logística na região para que possamos decidir fazer esse investimento na hora certa e, desta forma, atender as empresas no médio e longo prazo”, Sérgio Fischer.
Estabelecida há 16 anos, a Log Commercial Properties é uma das líderes do setor de desenvolvimento, construção e administração de condomínios logísticos de alto padrão no Brasil, atuando desde a incorporação até a gestão dos empreendimentos. A empresa oferece parceria estratégica para empresas que buscam aperfeiçoar suas operações logísticas e já desenvolveu mais de 2 milhões de m2 de ABL (Área Bruta Locável), e está presente em 22 cidades em todas as regiões do Brasil. São empreendimentos que oferecem operações integradas e completas para os clientes, além de soluções inteligentes nas áreas de tecnologia e inovação, que proporcionam maior eficiência, praticidade e economia para os negócios. Para o futuro, a Log irá atingir um novo patamar de crescimento, com 500 mil m² de ABL por ano até 2028, o que representa mais de 2 milhões de ABL acrescentados ao portfólio.