A retirada do contingente dos EUA da base aérea de Incirlik, no sul da Turquia, tornou-se uma necessidade histórica, o partido turco Pátria apela à transferência da base aérea exclusivamente para o controle da Força Aérea do país, disse à Sputnik o líder do partido Dogu Perincek.

A referida base aérea localizada na província de Adana, no sul da Turquia, é usada pela Força Aérea dos EUA. As forças norte-americanas também operam uma estação de radar de alerta precoce de ataques de mísseis que se situa na área de Kurecik na província de Malatya, no sudeste da Turquia, e faz parte do sistema de defesa antimíssil da OTAN na Europa.

Desde a década de 1960, nosso partido vem lutando pelo fechamento da base aérea de Incirlik. Considero que esta questão se tornou mais relevante e possível nos dias de hoje. Recentemente, afirmei que as aeronaves militares americanas decolam da base Incirlik, aterrissam na base de Akrotiri em Chipre, e de lá já são enviadas as armas necessárias para Israel”, disse o político.

De acordo com Perincek, o partido apela ao governo para garantir que a base aérea seja controlada apenas pela Turquia e usada apenas pela Força Aérea turca.

Apelamos à retirada total do contingente americano da base, eles devem fazer as malas e retornar à sua terra. Exigimos que a base fique totalmente sob o controle de nossas Forças Armadas. Isso é possível, entramos em um ciclo histórico quando isso se torna necessário. É uma questão de segurança da Turquia”, ressaltou o líder do partido turco.


Avatar

administrator