O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant (PSDB), desistiu mesmo da política implantada pelo Partido Novo no Estado e será o vice de outro projeto político. A federação PSDB-Cidadania se reúne na tarde desta segunda-feira (8) para bater o martelo sobre a indicação dele. O anúncio oficial deve ser feito logo após o término da reunião.

Com isso, a expectativa do PSDB é mostrar ao Estado que possui uma composição forte e que pode contar com a tranquilidade, a experiência e a articulação de Paulo Brant.

Durante a campanha e no primeiro ano de Zema no Palácio Tiradentes, ele atuou como uma ponte entre o governo e os demais setores da sociedade, como o empresariado mineiro.

A indicação de Brant contempla um grupo que se considera, segundo fontes tucanas ouvidas pela reportagem, desprezada pelo projeto liberal e antipolítico do Novo.

O vice-governador decidiu sair do partido de Zema em março de 2020. Na ocasião, o governador vetou parte do reajuste às forças de segurança que ele mesmo havia proposto, o que desencadeou uma crise.

Naquele momento, Brant criticou a falta de disposição do Partido Novo em realizar coalizões políticas para garantir a governabilidade na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e aprovar projetos do governo.

Na última sexta-feira (5), o vice-governador voltou a criticar o Novo na convenção do PSDB que confirmou a candidatura de Marcus Pestana ao governo de Minas.

“O partido hoje no governo do Estado nega a política e adota uma postura tecnocrática. Tratam a política como um mal necessário. E a política não é um mal necessário, é um bem necessário e fundamental”, disse.

Outro nome que chegou a ser cotado para a vice de Pestana foi o vice-prefeito de Salinas, no Norte de Minas, Raimundo Benoni (Cidadania). Engenheiro de carreira na Cemig, ele já foi secretário de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais.

Benoni ocupou o cargo entre abril e dezembro de 2014, quando o governador era Alberto Pinto Coelho, já que Antonio Anastasia se afastou do cargo para disputar as eleições para o Senado naquele ano.

PSDB quer ser protagonista

Há dez dias, Paulo Brant deu entrevista à Rádio Super, no quadro Café com Política. Veja o que o vice-governador de Minas falou com os nossos profissionais.

Na entrevista, Brant, que está de volta ao PSDB após três anos no Novo, demonstrava aberto para fortalecer a chapa de Pestana. “O partido quer voltar a ter influência e protagonismo”, destacou na entrevista.