Pesquisa Ipespe divulgada na sexta-feira (25) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança da corrida eleitoral com 43% das intenções de voto para a Presidência da República. Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) com 26%, o ex-ministro Sérgio Moro (Podemos) com 8% e o ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT) com 7%.

A pesquisa indicou ainda que Lula é o candidato com menor rejeição (43%), enquanto Bolsonaro é o mais rejeitado (62%). Sérgio Moro (54%) e o presidente são os únicos candidatos rejeitados por mais da metade dos eleitores; os demais têm rejeição inferior a 50%.

Consolidação dos votos

A pesquisa mostrou que o eleitor não está mudando suas opções de voto e os resultados têm se mantido estáveis. Desde setembro do ano passado, todos os candidatos tiveram índices variando dentro da margem de erro da pesquisa (3,2%).

A maior parte da população se mostrou interessada nas eleições de outubro. Dentre os entrevistados, 68% disseram ter muito ou algum interesse na eleição e 16% disseram não ter nenhum interesse.

Entre os pesquisados, 59% disseram achar que Lula é o candidato com maior probabilidade de vitória. Para 29%, Bolsonaro vence, 3% acreditam na vitória de Moro, e 2% creem que Ciro vai ganhar; 1% acha que Doria vence.

A soma dos votos de todos os candidatos que se opõem à polarização entre Lula e Bolsonaro é igual a 22%. O número mostra que existe um eleitorado disposto a escolher um candidato da chamada “terceira via”, que não se identifica com o bolsonarismo ou com o lulismo, porém, até o momento, nenhum candidato conseguiu atrair a maioria desses eleitores.

Segundo turno

A pesquisa avaliou possibilidades de segundo turno envolvendo os cinco melhores candidatos. Lula vence em todos os cenários. Bolsonaro perde em todos. O maior índice alcançado pelo petista foi na disputa com o atual presidente, Lula 54% X Bolsonaro 32%.

O melhor resultado obtido por Bolsonaro foi na disputa com o ex-juiz Sérgio Moro: Moro 33% X Bolsonaro 32%, com empate entre os dois se considerada a margem de erro. Tecnicamente, o presidente também empata na disputa com João Doria (PSDB), Doria 39% X Bolsonaro 36%.

Avaliação negativa de Bolsonaro

O presidente é avaliado como “ruim ou péssimo” por 53% dos eleitores ouvidos; 25% acham ele “bom ou ótimo” e 21% julgam sua atuação como “regular”. Esses números também se mantêm estáveis, variando dentro da margem de erro, desde julho de 2021.

Fonte: Ipespe


Avatar