A Petrobras informou nesta quinta-feira (26) que reduzirá o preço do querosene de aviação (QAV) em 9,1% a partir de outubro. A presidente-executiva da companhia, Magda Chambriard, já havia adiantado a jornalistas que a redução mensal seria próxima de 10%.

Durante sua participação na feira do setor ROG.e, realizada no Rio de Janeiro, Chambriard ressaltou que a Petrobras busca manter competitividade no mercado brasileiro, o que permite à empresa ajustar os preços dos combustíveis sempre que possível.

No caso do QAV, os reajustes são feitos mensalmente por meio de contratos, ao contrário de combustíveis como gasolina e diesel, que não seguem uma periodicidade definida.

Com a nova redução no preço do querosene de aviação em outubro, a Petrobras acumula uma queda de 16,4% no valor do combustível em 2024. Desde dezembro de 2022, a redução total do preço do QAV já soma 32,8%, de acordo com a companhia.

A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado exclusivamente para distribuidoras. Estas são responsáveis por transportar e vender o combustível para empresas de transporte aéreo, consumidores finais nos aeroportos, ou revendedores.

Além disso, Chambriard destacou que o novo plano estratégico da Petrobras, que é atualizado anualmente, será divulgado em novembro.


Avatar

administrator