A Petrobras anunciou que reduziu os preços do querosene de aviação (QAV) para as distribuidoras em 8,8% em média, com vigência a partir de 1º de setembro. Esse ajuste mensal no preço do QAV segue critérios como o valor do petróleo no mercado internacional e a taxa de câmbio. A estatal informou a medida através de uma nota divulgada nesta segunda-feira.

A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado exclusivamente para as distribuidoras, que são responsáveis por transportar e vender o combustível às companhias aéreas e outros consumidores finais nos aeroportos, além dos revendedores.

Com o reajuste de setembro, a empresa informou que houve uma redução acumulada de 8% no preço do QAV em comparação com dezembro de 2023. Desde dezembro de 2022, a queda acumulada no preço chega a 26%, o que representa uma diminuição de R$ 1,32 por litro.

A Petrobras destacou ainda que o mercado brasileiro de QAV é aberto à livre concorrência, sem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtoras ou importadoras desse combustível.

 


Avatar

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *