O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, anunciou nesta segunda-feira (20) que nove pessoas foram denunciadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) por sua participação nos bloqueios de rodovias em todo o país após o anúncio da vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022.

Na denúncia apresentada ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, Gonet solicitou que os acusados sejam tornados réus pelos crimes de associação criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

De acordo com a denúncia, os acusados organizaram bloqueios em rodovias de Santa Catarina entre 30 de outubro e 7 de novembro de 2022, com o intuito de protestar contra a legitimidade das eleições.

“Os bloqueios por si só constituíram atos de violência, e durante sua realização também ocorreram atos de violência pessoal. A conduta está relacionada ao conjunto de práticas brutais e truculentas utilizadas principalmente após o resultado final da eleição presidencial de 2022 para desconsiderar a vontade popular expressa nas urnas democráticas, visando orquestrar uma sublevação contra o governo eleito por meio de ações violentas”, concluiu o PGR.

Em 31 de outubro de 2022, um dia após a divulgação do resultado das eleições, o ministro Alexandre de Moraes determinou o desbloqueio total das rodovias federais que foram alvo de paralisações por parte de caminhoneiros. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as polícias militares estaduais foram responsáveis pela liberação das estradas.

A data do julgamento da denúncia ainda não foi definida.


Avatar

administrator