Na manhã desta quarta-feira (25), a Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na região da Delegacia de Juiz de Fora, em Minas Gerais, como parte da operação “Terabyte”, voltada ao combate de abuso sexual infantil. Os alvos são suspeitos de armazenar e compartilhar material de exploração sexual de crianças e adolescentes.
Na Zona da Mata, dois mandados foram cumpridos em Cataguases, um em Mercês e um em Araponga. A operação é de abrangência nacional, com ações em diversas localidades do Brasil. Em Minas Gerais, além da Zona da Mata, houve diligências em Belo Horizonte e Uberlândia. Em todo o país, a operação já resultou em mais de 50 prisões e o cumprimento de 141 mandados de busca e apreensão.
Até a última atualização, não houve prisões nas cidades da Zona da Mata, e o material apreendido ainda não foi divulgado. A operação contou com o apoio da Agência de Investigação Interna da Embaixada dos Estados Unidos, envolvendo mais de 750 policiais em sua execução.
Entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, já foram cumpridos 1.291 mandados de prisão de abusadores sexuais no Brasil. A Polícia Federal reforça a importância de pais e responsáveis monitorarem e orientarem as crianças tanto online quanto presencialmente para evitar situações de risco.