Políticos de diversas esferas usaram as redes sociais para prestar homenagens ao jurista José Gregori, ex-ministro da Justiça e secretário dos Direitos Humanos no governo FHC, que morreu ontem, aos 92 anos.
O que eles disseram:
Lu Alckmin e eu estamos consternados com a notícia do falecimento do ministro José Gregori, com quem tive a honra de conviver como colega na Assembleia Legislativa de São Paulo. O Ministro Gregori é símbolo da luta pela democracia, pela legalidade e pelos direitos humanos no Brasil, ajudou a fincar as bases dessa luta. Lula e eu tivemos a alegria e o prestígio do seu apoio durante a campanha. Que Deus conforte a família e os amigos. Disse Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
“O Brasil perdeu ontem uma voz valiosa na defesa dos direitos humanos e da democracia. O que ex-ministro da Justiça e ex-Secretário Nacional de Direitos Humanos, José Gregori deixou sua marca ao longo de décadas de luta e comprometimento. Sua coragem em enfrentar desafios e sua busca pela justiça são um legado que continuará inspirando e movendo gerações. Nossos sentimentos e votos de que Deus abençoe a família e amigos”, afirmou Marina Silva, ministra do Meio Ambiente.
“Grande perda para a democracia a morte de José Gregori. Nunca titubeou na defesa da Democracia. Comigo, sempre um grande parceiro para melhoria da gestão hospitalar e da filantropia”, disse Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais.
“Sua vida foi marcada por um firme compromisso com os direitos humanos e com a consolidação da democracia. Muito obrigado, José Gregori. Seu legado jamais será esquecido”, disse Dilvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e Cidadania.
“Sempre que o Brasil precisou, ele estava lá! Forte, gentil e intransigente com os valores democráticos. Um dos mais importantes brasileiros partiu hoje! Meu inspirador para o maior programa de inclusão de jovens do Brasil: o alistamento civil. Viva José Gregori, meu mentor de muitas ideias”, declarou Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos.
“Um homem fabuloso, que se dedicou a vida toda ao povo brasileiro. Foi ministro dos Direitos Humanos. Sempre teve lado na defesa da democracia brasileira. José Gregori, presente. Meus sentimentos às filhas”, afirmou Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.