O ministro Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), alertou nesta sexta-feira (8) para o avanço do “populismo autoritário” em várias partes do mundo. Seu discurso veio três dias após a vitória de Donald Trump, do Partido Republicano, nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, onde ele também obteve maioria no Senado e, possivelmente, na Câmara, além de superar Kamala Harris no voto popular.

Fachin abriu o seminário “O Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul: Relevância e Perspectivas” com seu pronunciamento. “Liberdade e democracia são as bases de um futuro habitável. Uma onda de populismo autoritário se levanta”, afirmou, sem especificar nomes.

Em outro momento, o ministro mencionou um “novo vírus” que afeta sistemas de justiça, destacando a importância de “resiliência e vigília democrática” como uma espécie de vacina contra esse fenômeno.

Fachin também defendeu a reforma da ONU, especialmente do Conselho de Segurança, para fortalecer a paz e a segurança globais. Em relação ao Mercosul, ele incentivou a cooperação judicial entre seus países membros, enfatizando a necessidade de diálogo entre os tribunais nacionais para fortalecer o sistema de solução de controvérsias do bloco.

Foto: Rosinei Coutinho/STF

 


Avatar

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *