Se fora de campo os holofotes estavam em Cristiano Ronaldo, astro de Portugal que ficou no banco de reservas, no gramado, a Suíça não conseguiu ficar de olho nos 11 escalados para a partida no estádio Lusail.
A vitória por 6 a 1 colocou a seleção portuguesa nas quartas de final da Copa do Catar. A partida na próxima fase será diante de Marrocos que, surpreendentemente, eliminou a Espanha nos pênaltis no outro jogo.
Com inteligência e belas jogadas, os comandados de Fernando Santos mostraram que com ou sem CR7 o time é eficiente. E também sabe dar show. Os suíços bem tentaram, mas só conseguiram marcar mesmo o gol de honra. Lutaram na força de Êmbolo, em cobrança de falta de Shaqiri e uma vez ou outra com Xhaka. Todas as investidas, porém, sem sucesso.
Cristiano Ronaldo entrou na partida. Mas quando o placar já estava definido: Portugal já tinha marcado seus 5 gols, e, Gonçalo, feito o primeiro hat-trick desta Copa do Catar.
Quem logo mostrou que não estava a passeio na Copa do Catar foi o jovem Gonçalo Ramos. O português, de apenas 21 anos, justamente o substituto de Cristiano Ronaldo, marcou logo três.
O primeiro gol saiu aos 17 minutos, saiu após passe de João Felix. O jovem portugues ajeitou, mesmo sem muito espaço, e fuzilou no canto esquerdo de Yann Sommer.
E não demorou para o segundo gol de Portugal sair. Após cobrança de escanteio, Pepe sobe mais que todo mundo e numa bela cabeçada a bola sai rasgando o fundo das redes. 2 a 0 só no primeiro tempo.
Na volta do intervalo, Portugal ampliou o placar. E novamente com Gonçalo, que, aos 5 minutos, aproveitou chute cruzado na área para empurrar a bola ao fundo das redes.
E, enquanto a torcida comemorava a atuação de gala de Portugal, o quarto gol saiu passados mais 5 minutos. João Felix conduziu até os pés de Raphael, que não perdeu a chance de ampliar o marcador. Portugal 4 a 0 aos 10 minutos da etapa final.
Foi quando a Suíça anotou seu tento de honra. Aos 12 minutos, após cobrança de escanteio, Akanji aproveita para empurrar para o fundo das redes. Mas foi só, porque o jogo parecia sorrir para o jovem Gonçalo.
Aos 22 minutos, após novo passe de João Félix, novamente ele, Gonçalo, para fechar seu hat-trick, de cavadinha, faz o terceiro dele na partida, o quinto de Portugal.
Cristiano Ronaldo bem tentou deixar sua marca. Chegou a marcar um gol, aos 39 minutos, após ter entrado no segundo tempo, mas a arbitragem marcou impedimento na jogada.
E ainda deu tempo de Portugal fazer mais um. Rapha, novamente ele, faz um golaço já nos minutos finais. E ficou assim. Portugal 6 x 1 Suíça.
Portugal 6 x 1 Suíça
Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Pepe, Rúben Dias e Raphael Guerreiro; William Carvalho, Otávio (Vitinha) e Bruno Fernandes (Rapha Leão); Bernardo Silva (Rúben Neves), João Félix (Ricardo Horta) e Gonçalo Ramos (Cristiano Ronaldo). Técnico: Fernando Santos.
Suíça:Sommer; Edmilson Fernandes, Akanji, Schar (Eray Cömert) e Rodríguez; Freuler (Denis Zakaria), Xhaka e Sow (Haris Seferovic); Shaqiri, Vargas (Noah Okafor) e Embolo (Ardon Jashari). T.: Murat Yakın
Estádio: Lusail, em Doha (Qatar)
Árbitro: César Arturo Ramos (MEX)