Esta quinta-feira (14) é o último dia para a repescagem da vacina contra a Covid-19, em BH, e para a imunização contra a gripe, até a Páscoa.

Segundo a prefeitura, no feriado nacional da Sexta-feira da Paixão, postos de saúde vão ficar fechados, e não haverá operação em pontos de drive-thru, shoppings e drogarias para aplicação das doses. As vacinas de rotina também serão aplicadas nas unidades de saúde até esta quinta, depois, só na próxima semana.

Covid-19

A repescagem contra a Covid atinge grupos prioritários e faixas etárias já convocadas, inclusive público infantil, seja para aplicação de primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose (exclusivamente para pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos e mais).

A aplicação da quarta dose da vacina contra o coronavírus já atinge idosos de 70 anos e mais – que tenham um intervalo mínimo de 4 meses desde o reforço. A convocação para este público acontece de forma simultânea à convocação para a vacinação contra a gripe.

A aplicação das duas vacinas de forma concomitante é segura e não há necessidade de aguardar um intervalo, mesmo uma delas sendo contra a Covid-19.

Gripe

A vacina contra a Gripe está disponível para os idosos de 60 anos e mais. Os trabalhadores de saúde também estão recebendo o imunizante contra a Influenza.

As convocações dos demais grupos que fazem parte do público-alvo continuarão a ser feitas de forma escalonada, com convocações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde à medida que o município receber doses da vacina.

Para se vacinar basta levar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF e o cartão de vacinação.

Ainda de acordo com a prefeitura, os usuários devem se vacinar nos locais listados para cada grupo. E a população deve verificar os endereços para aplicação de imunizantes contra a Covid-19 e Gripe no portal da PBH, antes de se deslocar aos pontos de vacinação.

Vacina da gripe em drogarias

No sábado (16), haverá vacinação exclusivamente contra a Gripe nas drogarias Araújo e Droga Clara, de 8h às 12h. Se houver fila, serão distribuídas senhas, sendo uma por usuário.

Na segunda-feira, dia 18, as aplicações contra a Covid-19 e Gripe serão retomadas nos Centros de Saúde, postos extras e pontos de drive-thru.

O horário de atendimento no drive-thru é das 8h às 16h30. Confira:

  • Corpo de Bombeiros – Rua Piauí, 1.815, bairro Funcionários
  • UFMG Unidade Administrativa 2 – DAST, Portaria 2 Avenida Antônio Abrahão Caram, 763, bairro São José
  • COP-BH – Avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900, bairro Buritis

A capital possui, também, quatro pontos extras de imunização, que funcionam das 8h às 17h. Quem só pode se imunizar à noite, os Shopping Estação, na avenida Cristiano Machado, e o Via Shopping, Avenida Afonso Vaz de Melo, estão abertos das 13h às 19h30.

Veja ainda quais os endereços em BH:

  • Faculdade Pitágoras (Centro-Sul) – Rua dos Timbiras, 1.372, Funcionários
  • Faculdade Estácio de Sá – Unidade Floresta (Leste) – Avenida Francisco Sales, 23, Floresta
  • Faculdade Estácio de Sá (Oeste) – Rua Erê, 207, Prado
  • Centro Universitário UNI-BH (Oeste) – Rua Líbero Leone, 259, Buritis