O preço do etanol deve ter nova redução de R$ 0,46 em Minas Gerais a partir desta segunda-feira (1º). A informação foi divulgada pelo governador Romeu Zema (Novo) em publicação nas redes sociais durante a madrugada.

De acordo com o chefe do Executivo estadual, “além de reduzir o ICMS dos combustíveis, a partir de hoje, o valor do cálculo do imposto sobre o etanol em Minas vai ser reduzido em R$ 0,46. Diminuindo ainda mais o preço nos postos, para melhorar a competitividade do biocombustível pros mineiros e ampliar a geração de empregos”.

O governador, contudo, não detalhou como o processo será feito. Também não há informações sobre o impacto dessa redução para o consumidor final nas bombas. A expectativa é que com a queda, o biocombustível fique mais vantajoso do que a gasolina no abastecimento

No último dia 20, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o etanol foi reduzido de 16% para 9% em Minas. A medida foi anunciada por Zema após a promulgação da PEX dos Benefícios no Congresso.

De acordo com o texto, a alteração ocorre para manter a competitividade da alternativa, já que também houve redução da alíquota da gasolina devido à nova lei do teto do ICMS.

A reportagem procurou o governo do Estado sobre detalhes da redução e aguarda retorno.


Paola Tito