O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, acusou Israel nesta segunda-feira, 23, de estar buscando provocar um confronto mais amplo no Oriente Médio. Durante uma coletiva de imprensa em Nova York, onde participa da Assembleia-Geral da ONU, Pezeshkian afirmou que seu governo não deseja a expansão do conflito na região, mas que Israel estaria preparando armadilhas para Teerã.

Pezeshkian citou como evidência as explosões de pagers e walkie-talkies ocorridas na semana passada, atribuídas a Israel por autoridades de diversos países, bem como o assassinato do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã, ocorrido em julho, logo após a posse de Pezeshkian. “Eles estão nos arrastando para um ponto que não queremos ir”, declarou o presidente iraniano, destacando que não há vencedores em uma guerra regional.

A morte de Haniyeh gerou grande revolta no governo iraniano, que acusou Israel de violar sua soberania e prometeu uma resposta. Pezeshkian afirmou que foi instruído a conter a reação na expectativa de um possível acordo de paz entre Israel e o Hamas, mas essa perspectiva nunca se concretizou. “Tentamos não responder, mas aquela semana de esperança pela paz nunca chegou”, declarou.

O presidente iraniano também lembrou que os ataques com drones e mísseis contra Israel, realizados pelo Irã em abril em resposta ao bombardeio israelense à Embaixada do Irã em Damasco, demonstraram a capacidade de defesa de seu país.

As declarações de Pezeshkian ocorreram no mesmo dia em que um ataque aéreo israelense no Líbano resultou em mais de 490 mortes, segundo autoridades libanesas. Este foi o ataque mais letal de Israel no Líbano desde 2006, com as Forças de Defesa de Israel afirmando que os alvos eram instalações militares utilizadas pelo Hezbollah, aliado do Irã.

Pezeshkian também reiterou que está disposto a reabrir as negociações sobre o acordo nuclear com as potências ocidentais, que foi enfraquecido em 2018 após a retirada dos Estados Unidos durante o governo de Donald Trump. “Estamos prontos para assinar a estrutura com a qual já concordamos”, afirmou o presidente iraniano.


Avatar

administrator