Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Edital Para Instrumentistas Locais da Série BH Instrumenta. A ação busca apresentar e promover talentos da música instrumental mineira, além de facilitar o diálogo entre artistas daqui e nomes da cena nacional, além de fomentar o retorno consciente das atividades culturais na capital.

O processo de seleção irá contemplar duas categorias: Novos Talentos e Circulação. A primeira é voltada a artistas ou grupos cuja faixa etária não ultrapasse os 30 anos. Não é exigida comprovação de atuação nessa categoria, que vem justamente abrir espaço para iniciantes no cenário musical profissional. Já na “Circulação”, os interessados devem comprovar experiência profissional e não há limitação de idade.

A Série BH Instrumental tem o propósito de impulsionar e valorizar todos os estilos musicais, desde que esteja dentro do universo instrumental.

Cada vencedor ganhará um prêmio de R$ 4 mil (categoria Circulação) e R$ 2,5 mil (categoria Novos Talentos). O prazo de inscrições vai até 9 de maio de 2022, às 18h (horário de Brasília).

O edital, o formulário e instruções para a inscrição estão disponíveis no site www.veredasproducoes.com.br.

Artistas como Rafael Martini, Luísa Mitre, Semreceita, Túlio Araújo, Senta a Pua Gafieira, Serginho Silva, entre outros, já passaram pelo palco do BH Instrumental através do chamamento público. Nos bastidores, contribuindo com a seleção de propostas, a curadoria do Edital Série BH Instrumental já contou com grandes mestres da nossa música, como Célio Balona, Sergio Santos, Juarez Moreira, Nivaldo Ornelas e Chico Amaral.

Além da premiação em dinheiro, os artistas/grupos selecionados irão se apresentar abrindo as noites do projeto Série BH Instrumental para artistas consagrados, distribuídas em três eventos no decorrer do ano.

A edição de 2022 comemora o retorno das atividades presenciais e promete uma programação gratuita e de alta qualidade, aberta ao público com as devidas recomendações sanitárias vigentes de prevenção à Covid-19.

Seleção

A seleção dos projetos será realizada com as seguintes etapas: Análise Documental, Habilitação e Avaliação. As primeiras, que são triagem eliminatória, tem o objetivo de verificar o correto preenchimento do formulário, anexos obrigatórios e cumprimento das exigências do edital.

Já a Avaliação, classificatória, será realizada por uma comissão de seleção composta por quatro membros especialistas na área, incluindo um músico instrumentista convidado.