A candidata à prefeitura de Belo Horizonte, Duda do PDT, destacou suas principais propostas para a cidade durante uma visita ao Parque Linear do Belvedere, no bairro Cercadinho neste sábado (14). Em sua fala, Duda abordou questões como a preservação ambiental, a mobilidade urbana e o combate ao desmatamento, além de apresentar sua visão para a ampliação de áreas verdes na capital mineira.
Duda relembrou uma de suas maiores conquistas como vereadora: impedir a privatização do Parque Linear do Belvedere durante o governo Bolsonaro. A candidata ressaltou que, na época, foi a Brasília para se encontrar com a ministra Flávia Arruda e defender a importância da área para a segurança hídrica e a saúde ambiental de Belo Horizonte. Ela considera essa uma vitória para a cidade e destacou que seu objetivo, caso eleita prefeita, é transformar oficialmente o local em um parque linear, eliminando a insegurança jurídica que ainda paira sobre o terreno.
A candidata também defendeu a necessidade de ampliação de áreas verdes em Belo Horizonte e a criação de um plano de crescimento ecológico. Segundo Duda, esse plano visa ampliar os parques lineares e aumentar o investimento em áreas verdes, pois “defender áreas verdes é promover saúde”, explicou, enfatizando a importância das árvores para a saúde física e mental da população. Duda criticou o atual prefeito, Fouad Mamã, por políticas que resultaram no recorde de cortes de árvores em 2023, e se comprometeu a adotar uma política de reflorestamento e preservação ambiental, alinhada com as discussões climáticas globais.
Além das questões ambientais, Duda abordou o problema da mobilidade urbana na região do Belvedere e Vila da Serra. Ela afirmou que a solução para o trânsito caótico não está em destruir áreas verdes, mas sim em uma reforma estrutural que integre toda a cidade. A candidata também defendeu a municipalização do anel rodoviário e a revisão do traçado do rodoanel, que, segundo ela, foi desenhado para beneficiar o escoamento de minérios das mineradoras, sem considerar as necessidades reais da cidade.
Duda reforçou seu compromisso de liderar o debate sobre a região metropolitana de Belo Horizonte, destacando que os problemas enfrentados pela cidade são intermunicipais e que, por isso, é necessário um trabalho conjunto entre prefeitos para encontrar soluções eficazes.
foto: Cadu Passos