Representantes do Psol pediram ao PT celeridade para começar uma campanha nas ruas. Seria uma forma de tentar conter o avanço que o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), vem tendo nas pesquisas de intenção de voto – atualmente lideradas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A sequência de pesquisas PoderData mostra que a diferença de Lula para Bolsonaro agora é de 8 pontos.

O petista teve 40% contra 32% do atual presidente no último levantamento. A conversa entre psolistas e petistas foi na manhã desta 4ª feira (9), em Brasília. O encontro foi a 1ª etapa de negociação do provável apoio do Psol a Lula na eleição deste ano.

“Colocamos a importância de ter uma campanha mais mobilizada, que mais rapidamente vá para rua. Mais atos, inclusive para conter esse ligeiro crescimento que o Bolsonaro tem tido”, disse Guilherme Boulos (Psol-SP) à reportagem. Ele é pré-candidato ao governo de São Paulo e foi à reunião.

“Houve um entendimento de fortalecer a mobilização”, afirmou a deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), que também participou do encontro. Deve haver um esforço para fortalecer núcleos políticos nos Estados, e movimentos sociais devem ser procurados. Mas ainda não há um plano de mobilização detalhado.

Estavam na reunião, além de Boulos e Talíria, o presidente do Psol, Juliano Medeiros, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e os deputados petistas José Guimarães (CE) e Paulo Teixeira (SP).

Lula tem dedicado sua agenda política a conversas com líderes de diversos partidos e a entrevistas concedidas remotamente para rádios do interior do país. O petista fez viagens ao exterior nos últimos meses –a mais recente foi ao México. A expectativa é que nas próximas semanas retome viagens pelo Brasil.

Ficou acertado na reunião desta 4ª que as fundações de formulação política dos 2 partidos discutirão as demandas levadas pelo Psol para o programa da candidatura de Lula. Os pontos são: Revogação do teto de gastos públicos; Taxação de grandes fortunas; Reforma tributária com impostos progressivos; Maior preservação ambiental.