Neste domingo (4), o PT de Belo Horizonte confirmou a candidatura do deputado federal Rogério Correia para a prefeitura. A deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) será a vice na chapa, que foi anunciada durante convenção realizada na área externa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na região Centro-Sul da capital. A convenção contou com a presença dos ministros Márcio Macêdo (PT) e Marina Silva (Rede).
Rogério Correia iniciou seu discurso destacando sua trajetória política, desde os movimentos sociais na área da educação até seus mandatos como vereador, deputado estadual e atualmente deputado federal em segundo mandato. Ele também apresentou pontos do seu programa de governo, afirmando: “Vamos reviver as regionais e fazer novamente o orçamento participativo na cidade“. Correia mencionou a questão da limpeza urbana, destacando a situação nas favelas: “Estivemos nas favelas, quanto lixo! Por qual motivo o povo tem que conviver com isso?”.
Em seu discurso, Bella Gonçalves enfatizou seu compromisso com a moradia e a proteção da serra do Curral: “Nossa aliança tem compromisso com o povo de Belo Horizonte”.
A convenção do PT foi marcada pela presença de figuras importantes do partido, como a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e a secretária nacional de Planejamento e Finanças, Gleide Andrade. Durante a pré-campanha, o PT conseguiu atrair o apoio do PSOL, da Rede e de outros partidos, formando uma coligação com seis partidos: PT, PSOL, Rede, PV, PC do B e PCB. A deputada estadual Ana Paula Siqueira (Rede), que também era pré-candidata, desistiu para apoiar Correia.
Embora o PT tenha tentado atrair a deputada federal Duda Salabert (PDT) para a composição, não conseguiu. Salabert será oficializada como candidata do PDT.
O prazo da Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidárias termina nesta segunda-feira (5), e alterações nos nomes dos candidatos podem ser feitas até 15 de agosto, véspera do início da campanha. Mais cedo, no mesmo local, PSOL e Rede aprovaram a coligação com o PT, confirmando Bella Gonçalves como vice na chapa de Correia.
Durante a fase de pré-campanha, Lula pediu união do campo progressista em BH, similar ao pleito presidencial de 2022. Correia reforçou seus esforços para integrar o PDT na chapa: “Nós chamamos uma unidade o tempo inteiro e conseguimos, a nossa unidade está essa aqui. O que será possível agora será uma unidade no segundo turno com o PDT. Nesse sentido, eu também espero uma frente mais ampla do que foi feito até agora, ampliar também com o centro. Mas nós já conseguimos uma unidade muito importante e tudo o que foi possível fazer nós fizemos e vamos continuar fazendo, para no segundo turno estarmos mais unidos ainda”.