Entre 25 de outubro e 1º de novembro, a capital paulista dá as boas-vindas à Semana de Gastronomia Japonesa, primeiro evento do tipo em São Paulo promovido pela Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa (ABGJ).

Degustações, jantares, palestras, feira de negócios e masterclass preenchem a programação durante os sete dias da ocasião.

Segundo Marcelo Shiraishi, presidente da associação, o objetivo da Semana de Gastronomia Japonesa é fortalecer o segmento de bares e restaurantes, que “foi um dos negócios que mais sofreram na pandemia”.

Programação gastronômica

A abertura no dia 25 é exclusiva para associados, empresários e profissionais do setor. Já o dia seguinte, quarta-feira (26), é marcado por uma programação de bate-papo e festival de ramen na Japan House, em plena Avenida Paulista.

Senhas devem ser distribuídas gratuitamente a partir das 14h30 para uma conversa que reúne Jo Takahashi, Breno Lerner, Simone Xirata e Rafael Salvador sobre o tema “O universo da tigela de ramen”.

A partir das 19h, a instituição cultural promove o Ramen Matsuri, festival com diferentes tipos de ramen com a participação dos restaurantes Hidden by 2nd Floor, Hirá Ramen Izakaya, Jojo Ramen, Lamen Kazu e Tamashii Ramen.

Visitantes são recebidos no segundo andar da instituição nipônica com o estande de cada casa. As vagas são limitadas e os ingressos saem por R$ 180, com direito a degustação de cinco tipos de ramen e uma bebida.

A feira de negócios e o ciclo de palestras acpontecem no dia 27 também na Japan House, local que ainda recebe o Jantar Kaiseki no dia 28.

O jantar é uma homenagem póstuma ao mestre da gastronomia japonesa Massanobu Haraguchi que reúne Telma Shiraishi (do Aizomê), Marcelo Corrêa Bastos (Jiquitaia), Uilian Goya (Goya Sushi), Leo Yuto Sato (Kidoairaku) e a chef patissière Saiko Izawa para um menu de seis etapas harmonizadas com bebidas selecionadas. Os ingressos custam R$ 615 e devem ser adquiridos pelo site.

Dirigido a profissionais, um masterclass com o mixologista Rogerio Igarashi toma conta do evento no dia 29. No mesmo dia, à noite, o Tantan Noodle Bar é lugar de apresentação de tendências da coquetelaria.

O domingo 30 é dia do Izakaya Matsuri, festival que reúne diversos izakayas na sede da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, na Liberdade, para oferecer petiscos populares dos botecos japoneses.

Está confirmada a participação de casas como Imai Izakaya, Kinboshi, Yakitori, Quito Quito, Kintaro + Donchan, Nombe Izakaya, Yoshi Izakaya, Omoide Sakaba, Izakaya Pitcha, The Oriental Izakaya, Koya 88 e Ícone Asiático.

A programação é encerrada na terça-feira (1) com jantar que reúne itamaes (chefs de sushi) consagrados, como Jun Sakamoto, Edson Yamashita e Nobu Mizumoto no Aizomê da Japan House.


Avatar

administrator