A Serra da Moeda, localizada entre as cidades de Moeda e Itabirito, na região central de Minas Gerais, está em chamas pelo segundo dia consecutivo nesta terça-feira (8). Este é o terceiro incêndio registrado na área protegida em apenas três meses, com os primeiros ocorrendo em agosto e setembro. As chamas atuais se espalham por uma área íngreme e de difícil acesso.

Uma força-tarefa composta por agentes do Corpo de Bombeiros, da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) foi mobilizada para combater o incêndio. No total, seis bombeiros militares e sete brigadistas estão envolvidos na operação, que também conta com o apoio de uma aeronave.

Segundo o Corpo de Bombeiros, dois focos de incêndio estão ativos: um no Santuário Moeda e outro na fachada principal da serra.

A serra da Moeda tem sido alvo constante de incêndios nos últimos meses. Em agosto, as chamas se estenderam por quatro dias e ameaçaram residências na cidade de Moeda, além de causar interdição temporária na BR-040. Em setembro, um novo incêndio na região de vale foi combatido por sete bombeiros e três brigadistas, com duração de ao menos três dias.

 

 

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

 


Avatar

editor