O Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), por meio de seu Conselho, realizou uma visita ao presidente em exercício da FIEMG, José Fernando Coura, no dia 5 de novembro, na sede da Federação Mineira, em Belo Horizonte. O encontro reuniu importantes representantes do setor mineral mineiro, fortalecendo a parceria com a FIEMG e reafirmando a relevância da mineração para o desenvolvimento do estado e do país.
Durante a reunião, José Fernando Coura, que também é presidente do Conselho Deliberativo do Sindiextra, enfatizou o compromisso da FIEMG com o setor mineral. “Exercer a presidência da FIEMG é um gesto de reconhecimento ao setor mineral. Temos muita gratidão ao presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, por ser um forte defensor da mineração desde o início de seu mandato, estando à frente de temas importantes para o nosso setor”, disse Coura, destacando o papel da FIEMG como a “casa” não apenas da indústria, mas também da mineração.
Para Luís Márcio Vianna, presidente do Sindiextra, o encontro foi uma oportunidade de promover a união entre os representantes do setor. “Todos que estão aqui são os companheiros, parceiros de caminhada, ativos nesta jornada”, afirmou Vianna, ressaltando a importância da cooperação entre os membros do sindicato.
Marcelo Alves Santiago, diretor da Mineração Santiago e presidente do Conselho da empresa, enfatizou o papel fundamental dos produtos agregados, como areia e brita, para o setor da construção civil. “Os agregados estão presentes do começo ao fim de uma obra. Qualquer construção depende desses materiais, seja para concreto, alvenaria, reboco, ou obras de infraestrutura como barragens e rodovias. Atendemos à sociedade com produtos essenciais para o desenvolvimento”, explicou Santiago. Ele também reforçou a importância do associativismo, afirmando que a união entre as empresas fortalece o setor: “Unidos, somos mais fortes.”
O panorama atual e futuro do setor mineral foi abordado pelo presidente da Geosol, João Luiz Nogueira de Carvalho, que destacou o crescimento da mineração de minerais voltados para energias renováveis e o aumento na procura de outras commodities, como o ouro, que atingiu valores recordes recentemente. Carvalho também enfatizou o papel crucial da mineração para a sociedade moderna: “A população está começando a entender a importância do setor e a necessidade que a humanidade tem da mineração como um todo. Não conseguimos fazer nada em nossa vida sem ela. Um celular, por exemplo, contém cerca de 115 elementos oriundos dos minerais. A vida moderna não seria possível sem a mineração.”
A visita a José Fernando Coura, presidente em exercício da FIEMG, reforçou a relevância estratégica do setor mineral em Minas Gerais e a importância de um trabalho conjunto para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades de crescimento e inovação no setor.
Participaram do encontro: Eduardo Ferreira, da Mineração Comisa, Eduardo Simões, da Mineração Lapa Vermelha, Christiane Malheiros, da Vale, Marcelo Santiago, da Mineração Santiago, Fernando Cláudio, da Anglogold Ashanti, José Guilherme, da BEMISA, Paulo Thiago, da EXE Mineral, Cristiano Parreiras, da Morro do Ipê, Augusto Lopes, da Bemisa, e João Luiz Nogueira de Carvalho, Geosol.
Fotos: Sebastião Jacinto Junior