Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim, entraram em sua primeira semana de competições após uma grande cerimônia de abertura realizada na última sexta-feira (4) no estádio Ninho do Pássaro, apesar do público reduzido, restrito a convidados, devido às medidas de restrição impostas pelo combate à Covid-19. Até o próximo dia 20, mais de 3 mil atletas disputam medalhas em 15 modalidades, com 11 representantes brasileiros entre os participantes.

Mas o megaevento esportivo ocorre em meio a uma escalada da tensão entre Estados Unidos e Rússia, diante da ameaça de uma invasão russa à Ucrânia. A China é um dos mais importantes aliados do governo russo e mantém uma disputa política e econômica com os norte-americanos por protagonismo na arena internacional.

Como está sendo realizado os jogos

Os organizadores realizam os Jogos de Pequim 2022 em um sistema de circuito fechado acessível apenas aos participantes, um plano que permaneceu em vigor em meio à rápida disseminação da variante Ômicron do coronavírus.

Conforme indicado no manual dos Jogos publicado em dezembro, o sistema de circuito fechado abrange as instalações, os hotéis oficiais e o serviço de transporte próprio do evento.

Os participantes totalmente vacinados podem entrar no circuito fechado sem passar pela quarentena, enquanto os que não estiverem vacinados terão que ficar em quarentena por 21 dias. Podem ser concedidas isenções médicas, estudadas caso a caso, a quem não estiver vacinado. Durante os Jogos, os participantes passam por exames e controles sanitários diários e não têm contato com o público em geral.

“O circuito é muito seguro. É um lugar que eu diria que é muito difícil comparar com qualquer outro lugar do mundo no momento, porque temos aqui uma população totalmente vacinada, muitas com doses de reforço, que passam por testes diários de PCR e que vive em um circuito fechado”, declarou à imprensa em 12 de janeiro, Pierre Ducrey, diretor de operações dos Jogos Olímpicos do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Ducrey acrescentou: “É chamado de circuito fechado por essa mesma razão. Isso significa que não há contato entre as pessoas de fora e de dentro desse ciclo. Ele foi construído para proteger a população interna e também a externa”.

A confirmação de um resultado positivo significará que os participantes não poderão competir ou continuar participando dos Jogos; os sintomáticos permanecerão em um hospital designado para receber tratamento, enquanto os assintomáticos serão transferidos para uma unidade de isolamento.

Fonte: CNN Brasil