Jair Renan Bolsonaro, o filho “04” do ex-presidente, foi alvo de mandados de busca e apreensão na manhã de ontem. Segundo a colunista do UOL Juliana Dal Piva, um celular, um HD e alguns papeis com anotações eleitorais foram apreendidos como parte da operação Nexum da Polícia Civil do Distrito Federal.

A operação

Os investigadores apuram um esquema de estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Ao todo, os policiais cumpriram sete mandados de busca e apreensão, e dois de prisão em Brasília e em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Os policiais cumpriram mandados em dois endereços de Jair Renan: um apartamento em Santa Catarina e outro em Brasília. Ele é ligado ao principal alvo da operação: o coach, advogado e instrutor de tiro Maciel Carvalho, 41.

Carvalho, o suposto mentor do esquema, já foi alvo de duas outras ações da Polícia Civil do DF neste ano, a Operação “Succedere” e “Falso Coach”. Enquanto na “Falso Coach” o advogado de Jair Renan era suspeito de usar CPF falso para comprar armas, a “Succedere” investigava as “empresas noteiras” —sete empresas de fachada responsáveis pelo fornecimento ilícito de notas fiscais falsas.

Já a operação atual investiga se Carvalho participa de um grupo que usava um CPF falso para abrir contas bancárias e empresas fantasmas.

O grupo agiria a partir de um laranja e de empresas fantasmas. Eles usariam a falsa identidade de Antônio Amâncio Alves Mandarrari para abertura de conta bancária e para constar como proprietário de empresas usadas como laranjas.

Qual é a relação de Jair Renan com Maciel Carvalho?

Maciel Carvalho tem 41 anos e ficou conhecido por sua relação com Jair Renan. Ele também se apresenta como empresário, ex-pastor da Assembleia de Deus e coach.


Avatar

administrator