Informações de Contato

Belo Horizonte - MG

Atendimento

No primeiro dia de vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19, há baixa procura em centros de saúde de Belo Horizonte. Nesta sexta-feira (22/07), a imunização está voltada para os imunossuprimidos com idade completa até a data de convocação. O cenário, no entanto, ainda é desanimador.

A reportagem do Estado de Minas percorreu cinco postos de vacinação e constatou que a procura pelos imunizantes era quase nula. Nesses locais, até as 10h, nenhum pai foi visto levando o filho para garantir a proteção.

Vale ressaltar que a imunização foi iniciada às 8h e segue até as 17h desta sexta.

Público-alvo de BH é de 60 mil crianças

Belo Horizonte precisa de, ao menos, 120 mil doses de CoronaVac para imunizar todo o público de 3 e 4 anos com duas doses. Na cidade, são cerca de 60 mil crianças dessa faixa etária. Não se sabe, no entanto, quantas têm algum grau de imunossupressão.

Para garantir a vacina será preciso apresentar um comprovante da condição de saúde, tais como laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença (emitidos em até 12 meses antes da data da vacinação), assinado e carimbado, em versão original.

As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis legais e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.

A PBH informou, ainda, que poderão receber a vacina aqueles com as seguintes imunodeficiências congênitas:

  • Imunodeficiência Adquirida – HIV/aids;
  • Imunodeficiências devido ao câncer ou à imunodepressão terapêutica;
  • Transplantes de órgãos sólidos;
  • Transplante de células-tronco hematopoiéticas (medula óssea);
  • Comunicantes suscetíveis imunodeprimidos de pacientes com doenças transmissíveis;
  • Asplenia anatômica ou funcional, hemoglobinopatias,  doenças de depósito e outras condições associadas à disfunção esplênica.

 


Avatar

editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.