O senador licenciado e candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Carlos Viana (Podemos), reforçou o papel que teve na articulação, no Senado Federal, para viabilizar a concessão do metrô da capital e a ampliação da linha 2 do modal ferroviário em agenda nesta quinta-feira (22 de agosto). Viana afirmou que, se for prefeito da capital, vai ampliar a integração do modal ferroviário com o transporte por ônibus e ainda criar um bilhete único que abrangerá todos os meios de transporte na cidade.
Questionado sobre suas propostas para a melhoria da mobilidade e do transporte na cidade, Viana disse que tem “R$ 2,8 bilhões que conseguimos em Brasília (para apresentar)”, em relação à concessão do metrô de Belo Horizonte e ampliação da Linha 2 do modal, que vai do Calafate ao Barreiro. “Hoje, que o dinheiro foi liberado, todo mundo aparece para dizer que é padrinho (do metrô), mas o único que deu, realmente, a cara a tapa fui eu. E hoje o metrô de Belo Horizonte está sendo reformado, os trilhos estão sendo reformados, para que a Linha 2 do Calafate ao Barreiro se torne uma realidade”, disse.
O senador licenciado declarou que sua ideia é proporcionar às pessoas que moram longe dos centros urbanos, como Venda Nova, ou até na região metropolitana de Belo Horizonte, acesso ao centro da cidade e demais regionais da capital. “Em 2028 teremos a linha pronta, não é uma promessa, é um contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A empresa terá de entregar essa obra e vamos fazer a integração”, acrescenta. “Isso vai dar mais rapidez para essa obra e, principalmente, vamos fazer uma tarifa única. Vamos permitir que uma pessoa saia do Barreiro e vá até Venda Nova”.
Carlos Viana cita a Linha 2 do metrô de Belo Horizonte duas vezes em seu plano de governo. Primeiro, o candidato promete garantir a implantação da extensão no modal ferroviário, que deve conectar a região do Calafate ao Barreiro. Depois, afirma que vai fazer a integração de ônibus e metrô em Belo Horizonte, com vistas a melhorar a mobilidade e diminuir o tempo perdido no trânsito.
Viana ainda prometeu criar um bilhete único em Belo Horizonte que funcionaria em todos os meios de transporte da capital, ligando ônibus, suplementares e metrô. “Essa integração as empresas de ônibus nunca quiseram. Estou muito confiante de que serei prefeito e vamos entregar o metrô entre o Calafate e o Barreiro até 2028”, concluiu.
Após dois dias sem agendas de campanha, apenas com encontros fechados em Brasília, Viana voltou ao corpo a corpo nesta quinta-feira (22 de agosto). No começo da tarde, ele cumprimentou passageiros do metrô e transeuntes na Estação Central do metrô da capital, no centro da cidade, e, depois, caminhou pela Praça da Estação, na mesma região do município.