O icônico personagem Zé Gotinha caiu no samba no último sábado (20) ao gravar um clipe na quadra da Estação Primeira de Mangueira, na zona norte do Rio de Janeiro. A ação faz parte dos esforços do Ministério da Saúde para mobilizar a população em prol da vacinação e combater a desinformação em saúde.

O samba-enredo com o Zé Gotinha foi gravado com a participação de músicos da escola carioca e é de autoria de Tomaz Miranda, que também é compositor da Mangueira e intérprete do bloco de carnaval Simpatia É Quase Amor.

Além de contribuir com o samba, Tomaz Miranda faz parte do Comitê de Enfrentamento da Desinformação sobre o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e as Políticas de Saúde Pública e é diretor da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A iniciativa de gravar um clipe de samba integra a o programa federal Saúde com Ciência, que busca combater fake news (notícias falsas) como as que minam a confiança nas vacinas. A iniciativa interministerial é coordenada pela pasta da Saúde e pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Confira a letra do samba-enredo

Um herói

O amigo na infância, o espelho da esperança
Referência Nacional
Para cuidar do adulto e da criança
Quando o SUS entra na dança
No desfile principal
Chegou para ver raiar um novo dia
Despertar a alegria de um país que padecia
E hoje na avenida da vitória
Para lembrar da nossa história
Vem sambar no carnaval
Chama o Zé Gotinha, nosso camarada
Chama o Zé Gotinha, vem se proteger
Vacina no braço é a melhor parada
Cuidar da saúde é saber viver


Avatar