O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse à CNN nesta sexta-feira (15) que “todos os países do mundo” devem estar preparados para a possibilidade de o presidente russo, Vladimir Putin, usar armas nucleares táticas em sua guerra contra a Ucrânia.

Zelensky disse a Jake Tapper, da CNN, em uma entrevista exclusiva no gabinete do presidente em Kiev, na sexta-feira, que Putin poderia recorrer a armas nucleares ou químicas porque não valoriza a vida do povo da Ucrânia.

“Não só eu – todo o mundo, todos os países precisam se preocupar porque pode não ser uma informação real, mas pode ser verdade”, disse Zelensky, falando em inglês.

“Armas químicas, eles deveriam fazer isso, eles poderiam fazer isso, para eles a vida das pessoas não vale nada. É por isso”, disse Zelensky. “Devemos pensar em não ter medo, não ter medo, mas estar pronto. Mas essa não é uma questão para a Ucrânia, não apenas para a Ucrânia, mas para todo o mundo, eu acho.”

Zelensky permaneceu na Ucrânia ao longo da guerra de 50 dias com a Rússia, pois as forças da Ucrânia resistiram às tentativas do Kremlin de tomar Kiev e forçaram a Rússia a reorientar seus esforços de guerra nas regiões leste e sul do país, onde a Ucrânia está antecipando uma escalada significativa dos combates nos próximos dias.

Um dos navios de guerra mais importantes da Rússia afundou no Mar Negro nesta semana, que a Ucrânia disse ter sido resultado de um ataque com mísseis, enquanto a Rússia alegou que foi devido a um incêndio da detonação de munição.

Ao mesmo tempo, a Rússia está disparando mísseis de cruzeiro nos arredores de Kiev e ainda mantém a capacidade de atingir a capital da Ucrânia com armamento de longo alcance.

Autoridades dos EUA alertaram sobre a possibilidade de Putin, se encurralado, recorrer ao uso de armas nucleares táticas na Ucrânia. O diretor da CIA, Bill Burns, disse na quinta-feira que a CIA observa “muito atentamente” a possibilidade, enfatizando que os EUA ainda não viram nenhum sinal de que a Rússia esteja se preparando para dar tal passo.

“Dado o potencial desespero do presidente Putin e da liderança russa, dados os reveses que eles enfrentaram até agora militarmente, nenhum de nós pode duvidar da ameaça representada por um potencial recurso a armas nucleares táticas ou armas nucleares de baixo rendimento”, ele disse em declarações públicas na Georgia Tech.


Avatar