O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (20) que seu país não discutirá a transferência da propriedade de suas usinas nucleares para os Estados Unidos, incluindo a central de Zaporizhzhia, atualmente sob ocupação russa.

Não discutiremos isso. Temos quinze reatores nucleares em operação hoje. Tudo isso pertence ao nosso Estado”, declarou Zelensky em coletiva de imprensa realizada em Oslo.

A Ucrânia opera quatro centrais nucleares, todas construídas durante o período soviético. O destino da usina de Zaporizhzhia, a maior da Europa e inativa desde a ocupação russa no início de 2022, segue como uma preocupação para Kiev, potências ocidentais e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Rússia e Ucrânia se acusam mutuamente de atacar a usina desde que foi tomada pelos militares russos.

Na quarta-feira, os Estados Unidos sugeriram que poderiam assumir a posse das usinas nucleares ucranianas como parte dos esforços para encerrar o conflito.

São centrais nucleares que pertencem ao Estado, não são propriedade privada”, enfatizou Zelensky. No entanto, ele se mostrou aberto a propostas dos Estados Unidos para modernizar ou investir na usina de Zaporizhzhia.

Foto: Tetiana Dzhafarova


Avatar

administrator