Em convenção realizada na manhã deste sábado (23) em Belo Horizonte, o Partido Novo confirmou a candidatura à reeleição do governador Romeu Zema (Novo). A votação ocorreu em reunião fechada e a ata do encontro foi lida publicamente em evento aberto ao público.

A sigla indicou como vice na chapa o jornalista Eduardo Costa (Cidadania). Porém, se o PSDB não liberá-lo para se candidatar a vaga, ficou decidido que o diretório estadual indicará o ex-secretário Mateus Simões (Novo) para o posto.

PSDB e Cidadania são federados. Por isso, o PSDB precisa concordar em abrir mão da pré-candidatura de Marcus Pestana (PSDB) a governador para apoiar Zema e indicar Costa como vice. A convenção PSDB-Cidadania está marcada para o dia 30 de julho.

“São duas opções excelentes. Eu tenho advogado que o Novo precisa ter pessoas de outros partidos (na chapa) para deixarmos claro a nossa disposição em fazermos alianças e, talvez no futuro, federações”, disse Zema ao ser questionado sobre Eduardo Costa e Mateus Simões.

“Política você faz com grupo mais amplo. Não adianta nós termos excelentes parlamentares, um grupo muito bom e preparado, e esse grupo não conseguir agregar. Sou totalmente favorável a essa agregação sem abrir mão dos valores do partido”, acrescentou o governador.

Eduardo Costa não esteve presente na convenção. Após o evento, Mateus Simões lembrou que foi ele que sugeriu ao Partido Novo e a Zema o nome do jornalista para vice da chapa.

“Seria muito bom que o Eduardo fosse liberado para que possa ser vice na chapa do governador”, afirmou o ex-secretário. “Mas não depende da gente. O convite já está feito. Depende da federação PSDB-Cidadania”.

Se isso não se confirmar, meu nome está colocado como o único nome do Novo para compor a chapa e aí a decisão está tomada. A minha torcida e o meu trabalho nos próximos dias será para viabilizar a presença de Eduardo Costa na chapa”, concluiu Mateus Simões.

 


Avatar