O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), recebeu nesta terça-feira (19/11) a lista tríplice com os nomes dos candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça do estado. A entrega foi feita pelo atual ocupante do posto, Jarbas Soares Júnior. A lista é composta pelos procuradores Carlos André Mariani Bittencourt e Marcos Tofani Baer Bahia, além do promotor de Justiça Paulo de Tarso Morais Filho, os mais votados na eleição da categoria.

Jarbas Soares, que está à frente do Ministério Público Estadual desde 2020, expressou respeito pelo governo de Zema em suas redes sociais, destacando as parcerias institucionais ao longo dos últimos quatro anos. O atual procurador-geral apoia Carlos André Bittencourt, que já foi procurador-geral de Justiça em dois mandatos (2012-2016) e atualmente é adjunto institucional. Bittencourt apresentou sua candidatura com o lema “O avanço não pode parar”, defendendo a continuidade da gestão atual.

Outro nome da lista, Marcos Tofani, tem o apoio de Antônio Sérgio Tonet, que liderou o Ministério Público entre 2016 e 2020. Tofani, que ingressou no órgão em 1993, defende a renovação na liderança e é titular da Procuradoria de Justiça de Direitos Difusos e Coletivos. Já Paulo de Tarso, com 30 anos de experiência, optou por disputar o cargo mesmo sem o apoio do atual procurador-geral. Ele baseou sua campanha na inovação e, segundo bastidores, conta com apoio político da Família Aro.

Zema tem 15 dias para escolher um dos três nomes, que comandará o Ministério Público durante o biênio 2025-2026. Desde o início de sua gestão, o governador tem seguido a tradição de indicar o candidato mais votado pela classe. O procurador-geral é responsável pelo orçamento, recursos humanos e investigações envolvendo altas autoridades do estado.

Gil Leonardi / Imprensa MG


Avatar

administrator