O ápice do período de estiagem que acontece neste mês de agosto deixa 118 cidades de Minas Gerais com a umidade relativa igual a do deserto do Saara, na África. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para unidades relativas do ar entre 12% e 20% nestas cidades na tarde desta quinta-feira (4), entre 13h e 16h.

Os índices são muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que preconiza 60% como ideal e 30% já como estado de alerta. Essas baixas temperaturas acendem alerta para doenças respiratórias e desidratação. Nos desertos as umidades ficam entre 10% e 15%.

De acordo com o meteorologista Claudemir Azevedo a baixa umidade do ar acontece por causa do ápice do período seco em que a estiagem favorece esses índices. Pelos próximos dias não há previsão de chegada de novas frentes frias.

Na capital mineira, a umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 30% até domingo (7). Já nas cidades do interior a umidade vai ficar em torno de 15% no mesmo período nas regiões do Triângulo Mineiro, Norte e Noroeste.