Informações de Contato

Belo Horizonte - MG

Atendimento

Moradores de 17 bairros de Belo Horizonte, que são clientes da operadora Claro, poderão, a partir desta sexta-feira (29), ter acesso à rede 5G (confira lista de locais mais abaixo). Para conseguir a recepção do serviço é necessário um aparelho celular que aceite a conexão.

Em 2021, três redes de telefonia que atuam no país compraram em um leilão concessões do serviço que será regulamentado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Além da Claro, as empresas TIM e Vivo também vão oferecer a ampliação da internet, as duas ainda irão anunciar qual será a cobertura.

De acordo com a Anatel, 67 celulares que suportam a tecnologia foram homologados como aptos pela agência para receber o sinal de internet. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (27), os CEOs da Claro e da Embratel se reuniram para explicar como vai funcionar a instalação do 5G na capital mineira.

De acordo com o CEO nacional da Claro, Paulo César Teixeira, a escolha dos bairros que terão a cobertura foi feita a partir da quantidade de clientes da operadora que possuem aparelhos receptivos à conexão.

Os bairros são:Savassi,Lourdes,Santo Agostinho,Boa Viagem,Ouro Preto,Bandeirantes,São Bento,Barragem Santa Lúcia,Minaslândia,Alípio de Melo,Manacás,Providência,São Gonçalo,São Bernardo,Heliópolis,Paraíso e Hospital da Baleia.

O que muda com o 5G?

O serviço de internet reduz o tempo de latência, ou seja, o tempo gasto para envio e recebimento de comandos e informações. Com isso, o consumo de dados das pessoas que possuem aparelhos 5G dobra, em relação às que possuem 4G.

Além da velocidade, a quinta geração de internet móvel também promete conexão estável. Segundo Paulo César Teixeira, em Belo Horizonte, a cada um km² um milhão de pessoas que possuem o serviço poderão ficar conectadas ao mesmo tempo sem que haja interrupção.

A reportagem  fez uma simulação da velocidade oferecida pelo serviço 5G em relação ao 4G, de uma mesma operadora. No vídeo abaixo, o aparelho do lado esquerdo possui a quinta evolução da internet móvel. Já no lado direito está o celular com a maior internet oferecida até o momento (4G). Enquanto o serviço de 4G possui 132 mb disponíveis para fazer download de informação, o 5G oferece 1,470 gb.

Veja quais serão as principais mudanças:

Aumento das taxas de transmissão: maior velocidade

Baixa latência: redução do tempo entre o estímulo e a resposta da rede de telecomunicações

Maior densidade de conexões: aumento da quantidade de dispositivos conectados em uma determinada área

Maior eficiência espectral: incremento da quantidade de dados transmitidos por unidade de espectro eletromagnético

Maior eficiência energética dos equipamentos: redução do consumo de energia, com consequente aumento da sustentabilidade

Todo celular tem 5G?

Márcio Carvalho, CEO regional da Claro, explica que apenas os aparelhos mais novos possuem a recepção de 5G. Mesmo sendo uma evolução e uma “tendência global”, só os celulares desenvolvidos a partir de 2021 aceitam o recurso.

Como faço para ter o serviço?

Quem já tem aparelho 5G, assim que o serviço for disponibilizado pelas operadoras, já terá acesso a velocidade mais rápida. Carvalho afirma que os clientes Claro, por exemplo, não terão que mudar plano ou o chip. “Além de ter o celular que recebe o sinal, nesse primeiro momento tem que estar em um dos bairros de cobertura da rede”, diz.


Paola Tito

editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.