O governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou nesta terça-feira (23) de uma série de compromissos na Semana de Ação Climática de Londres 2026, considerada uma das principais plataformas internacionais voltadas à implementação de políticas climáticas entre as conferências da Organização das Nações Unidas. A agenda reforçou o protagonismo de Minas Gerais nas discussões globais sobre sustentabilidade, inovação e transição para uma economia de baixo carbono.

O principal compromisso do dia foi uma mesa-redonda promovida pela Bloomberg Philanthropies, que reuniu governadores e líderes regionais com o secretário-geral da ONU, António Guterres. Ao lado do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Lyssandro Norton, Mateus Simões debateu temas como financiamento climático, transição energética, adaptação às mudanças climáticas e mecanismos de governança voltados aos governos subnacionais.

Durante o encontro, o governador destacou que o desafio atual não é apenas estabelecer metas ambientais, mas transformar compromissos em resultados concretos para a população. Segundo ele, Minas Gerais tem avançado na implementação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à redução das emissões de carbono.

Na sequência da programação, Simões participou do painel “Powering Progress: Climate Leadership in an Age of AI”, que discutiu os impactos da expansão da inteligência artificial e dos centros de processamento de dados sobre a demanda energética mundial. Na ocasião, o governo mineiro apresentou sua estratégia de desenvolvimento baseada em inovação tecnológica, transformação digital e ampliação da oferta de energia renovável.

O Estado destacou que possui mais de 12 gigawatts de capacidade instalada de energia solar e vem ampliando investimentos em bioenergia, biometano e outras fontes limpas. Segundo dados apresentados pela delegação mineira, cerca de 85% das metas previstas no Plano Estadual de Ação Climática já estão em execução ou concluídas.

Outro destaque da participação mineira foi a apresentação de iniciativas desenvolvidas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente, incluindo o uso de inteligência artificial em processos de licenciamento ambiental, geotecnologias para monitoramento territorial e blockchain para rastreabilidade da cadeia produtiva do carvão vegetal por meio do sistema MG Florestas.

A agenda também incluiu participação no encontro Under2 State and Regional Dialogues, que reuniu líderes regionais para debater os impactos das mudanças climáticas, da instabilidade geopolítica e das transformações econômicas globais. O governador defendeu que Minas Gerais está preparada para contribuir com soluções relacionadas à eletrificação limpa e à modernização dos sistemas energéticos.

Encerrando os compromissos do dia, a delegação mineira participou da abertura das exposições “Caatinga: Stitching Resilience” e “Caatinga: Uma Floresta de Muitas Cores”, iniciativas que unem sustentabilidade, economia criativa, inovação e valorização da cultura brasileira.

Com uma economia superior a R$ 1 trilhão, liderança nacional na geração distribuída de energia solar e experiências reconhecidas em transformação digital da gestão ambiental, Minas Gerais busca consolidar sua posição como referência latino-americana em políticas climáticas. A participação na Semana de Ação Climática de Londres amplia oportunidades de cooperação internacional, atração de investimentos sustentáveis e intercâmbio tecnológico voltado ao desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.

Foto: Imprensa MG / Divulgação


Avatar

administrator

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *