As inscrições para o 15º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal (QMA) já estão abertas. Podem participar produtores classificados nas etapas regionais do concurso e, nas regiões onde não houve concurso, aqueles com empreendimentos legalizados junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) ou serviços de inspeção federal ou municipal ou, ainda, ao Consórcio Regional de Inspeção.

Neste ano, o concurso também abre espaço para a escolha dos cinco melhores queijos artesanais de Alagoa e Mantiqueira. O evento será em 30 de novembro na sede da Emater-MG, em BH. O júri é composto de estudiosos da produção queijeira e por profissionais com ampla experiência na área.

Pelo regulamento, todos os produtores concorrentes do 15º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal ganharão o Certificado de Participação e receberão troféus os cinco primeiros classificados: Campeão Estadual, Vice-Campeão Estadual, além dos 3°, 4° e 5° colocados da disputa estadual.

Inscrições

A inscrição é gratuita e deve ser feita nos escritórios locais da Emater-MG ou de forma on-line pelo formulário eletrônico, até 14 de novembro.

Cada produtor inscrito deverá enviar duas peças inteiras de queijo de casca lisa, do mesmo lote de fabricação, sem identificação em baixo-relevo, placa de caseína ou nenhuma outra informação que torne possível o reconhecimento da marca, da região ou do produtor no momento do julgamento. Os queijos encaminhados ao concurso deverão ter de 14 a 30 dias de maturação.

O prazo de entrega de todos os queijos que disputaram o 15º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal (QMA) nos escritórios da Emater-MG será dia 28 de novembro.

Além de premiar os melhores queijos e valorizar a atividade, o concurso ajuda na divulgação dos queijos artesanais mineiros entre consumidores e comerciantes”, salienta Maria Edinice.

Produtores legalizados conforme as regras do concurso, mas com queijaria localizada fora das regiões caracterizadas (Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras, Serra do Salitre, Serras da Ibitipoca, Serro e Triângulo Mineiro), poderão se inscrever e concorrer diretamente na etapa Estadual. Caso o número de produtores inscritos de fora das regiões caracterizadas exceda a cinco, haverá julgamento e pré-seleção para escolha dos cinco, que concorrerão na etapa estadual.

O concurso é uma realização do Governo de Minas, por meio da Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).


Avatar