Apesar de Aloísio ter marcado o seu primeiro gol, o América cedeu o empate nos minutos finais e suportou a pressão do Botafogo deixar o Independência, neste sábado (21), em jogo válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro, com o placar de 1 a 1.

Até os 41 minutos do 2º tempo, o Coelho garantia a vice-liderança provisória com 12 pontos. Agora, a equipe dormirá na oitava colocação, com dez pontos, sem os 100% de aproveitamento como mandante.

Até então dúvida após deixar o jogo contra o Tolima, na última quarta, com dores na coxa direita, Aloísio foi lançado a campo como titular pelo técnico Vagner Mancini. Os desfalques de Mancini foram, na verdade, os zagueiros Iago Maidana, suspenso, e Germán Conti, lesionado.

Ainda antes do jogo, o atacante Pedrinho e o lateral-esquerdo João Paulo somaram-se à lista. O Coelho, então, entrou em campo com Jailson; Patric, Éder, Luan Patrick e Marlon; Lucas Kal, Rodriguinho, Gustavinho e Felipe Azevedo; Aloísio e Henrique Almeida.

O América fez valer o mando de campo para se impor diante do Botafogo na primeira etapa. O Alvinegro até ensaiou algumas investidas logo nos primeiros minutos. Aos sete minutos, o atacante Diego Gonçalves, em cruzamento, buscou o atacante Erison em profundidade, mas Jailson se antecipou.

No minuto seguinte, o próprio Erison escapou da marcação de Luan Patrick após bom pivô, buscou a linha de fundo e cruzou, mas nas costas de Tchê Tchê.

O Coelho assumiu as rédeas a partir dos dez minutos, quando Felipe Azevedo, no segundo pau, cabeceou sobre o gol de Gatito após cruzamento de Patric. Ao lado de Gustavinho, o lateral-direito americano coordenou as principais jogadas dos mandantes no primeiro tempo.

Aos 14 minutos, por exemplo, o meia acionou Patric na linha de fundo, que, após novo cruzamento, exigiu boa interceptação de Kanu. No escanteio, Azevedo voltou a assustar Gatito em cabeçada, desta vez no primeiro pau.

Desde então, o América alugou o campo de defesa do Botafogo. Aos 20, Lucas Kal, de fora da área, exigiu boa intervenção do goleiro alvinegro na primeira finalização a gol do Coelho. A partir dos 30, o Coelho ganhou volume de jogo para encurralar os visitantes. Azevedo, por exemplo, fez Gatito trabalhar em finalização de dentro da área após receber bola espirrada pela zaga do Botafogo.

Depois, em três minutos, o Coelho fez dois gols para valer um. Em nova estocada pela ponta direita, Patric cruzou rasteiro e Henrique Almeida, sozinho, mas em posição irregular, empurrou para as redes. No ataque seguinte, entretanto, Aloísio abriu o placar.

O atacante iniciou a jogada na cabeça da área buscando tabela com Henrique Almeida. Após domínio errado, Saraiva tentou cortar de cabeça, mas empurrou a bola em direção ao próprio gol, Aloísio dominou e apenas empurrou na saída de Gatito.

A princípio, a assistente Neuza Inês Back assinalou novo impedimento, mas o tento de Aloísio foi mantido após intervenção do VAR. O Coelho encerrou o 1º tempo sem levar sustos do Botafogo, com 11 finalizações ao todo, sendo quatro na meta de Gatito. Diante da vantagem, a postura do América ao retornar do vestiário foi oposta àquela vista na etapa inicial mesmo sem alterações.

Inoperante no 1º tempo, o Botafogo voltou com duas alterações promovidas por Luis Castro. O meio-campista Del Piage e o atacante Vinícius Lopes substituíram, respectivamente, Tchê Tchê e Diego Gonçalves.

Aos poucos, o Alvinegro empurrou o Coelho contra a própria meta sem nenhuma resistência. O América ensaiou algumas escapadas, mas todas interceptadas pelo adversário. O cenário levou Mancini a sacar o meia Gustavinho para a entrada do volante Alê.

Aos 14, Patrick de Paula, em cobrança de falta, ainda que sem sustos, exigiu a primeira intervenção de Jailson na partida. Ao perceber o crescimento do time, Castro lançou a campo, nos minutos seguintes, o lateral-esquerdo Hugo e o atacante Matheus Nascimento nos lugares de, respectivamente, Daniel Borges e Patrick Paula.

E foi justamente Nascimento a conduzir a bola pela intermediária para servir Oyama, que, em finalização forte, assustou o goleiro americano aos 31 minutos.

Mancini, então, assumiu de vez a postura defensiva do Coelho. O técnico trocou o lateral-esquerdo Marlon e Henrique Almeida pelo lateral-direito Raúl Cáceres e pelo volante Zé Ricardo. Encurralado contra o próprio campo de defesa, o América seguia sem encontrar alternativas para atacar o Alvinegro. Aos 41, depois de rondar a grande área adversária, o Botafogo igualou o marcador.

Após cobrança de escanteio do meia Lucas Fernandes, que havia substituído Saravia há poucos minutos, Erison testou firme, contra o chão, e superou Jailson.

Não fosse o próprio Jailson, o América poderia ter deixado o Independência derrotado. Aos 51, o atacante Victor Sá tabelou com Erison na ponta esquerda e, cara a cara com Jailson, foi parado. No ataque seguinte, Erison, já dentro da área, foi para cima de Patric, cortou para o meio e finalizou forte, no centro do gol, mas o arqueiro americano espalmou para a linha de fundo.