Mauro Ferreira

Ana Cañas está lançando o terceiro álbum ao vivo com músicas de Belchior em três anos. Em que pese a inevitável redundância do repertório, a sequência de lançamentos fonográficos traduz a importância capital deste trabalho na trajetória artística da cantora e compositora paulistana revelada nos anos 2000.

Cañas certamente jamais imaginou que, ao abordar o cancioneiro do compositor cearense Antonio Carlos Belchior (26 de outubro de 1946 – 30 de abril de 2017) em uma live –apresentada em 9 de julho de 2020, em pleno isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 – estava iniciando o movimento que a alçaria a outro patamar no mercado brasileiro de shows.

No embalo do sucesso da live, a cantora gravou o sexto álbum de estúdio com o repertório do compositor de Paralelas (1975). Antecedido por série de EPs, o álbum Ana Cañas canta Belchior foi lançado em outubro de 2021 com 12 músicas e gerou turnê que ganhou impulso em 2022 e continuou em cena ao longo de 2023, tendo previsão de ser encerrada neste primeiro semestre de 2024.

Sucesso de público e crítica, o show foi documentado no álbum audiovisual Ana Cañas canta Belchior – Ao vivo, lançado em fevereiro de 2023 com o registro captado em 5 e 6 de julho de 2022 no palco do estúdio NaCena, na cidade de São Paulo (SP), sob direção de Hugo Moura, em apresentação feita para plateia formada por convidados.

O disco ao vivo trouxe 17 músicas, incluindo uma inédita, Um rolê no céu, música feita pelo compositor Gracco a partir de letra escrita por Belchior em 1987.

Com o show em que canta Belchior, Ana Cañas se apresentou em grandes e pequenas cidades do Brasil em turnê ininterrupta. E foi numa pequena cidade do interior do Ceará, Sobral, terra natal de Belchior, que a artista fez em 28 de julho de 2023, na Arena Aeroporto, a apresentação que gerou o terceiro álbum com músicas do compositor de Na hora do almoço (1971) e Velha roupa colorida (1976).

Em rotação desde sexta-feira, 1º de março, o álbum Ana Cañas canta Belchior em Sobral – Ao vivo traz somente 10 músicas da apresentação na cidade cearense em que o compositor veio ao mundo. Mas o registro integral do show pode ser visto no canal da artista no YouTube.


Avatar