Apesar da campanha feita pela Fundação Hemominas durante o Carnaval, o estoque de sangue dos tipos O positivo e O negativo continuam em situação crítica, com metade da quantidade ideal.

O tipo A negativo está 35% abaixo do estoque ideal e o B negativo apresenta queda de 25%. Eles estão em situação de alerta.

Ainda assim, o balanço da campanha de doação durante o Carnaval foi considerado positivo pela Fundação Hemominas. Entre 26 de fevereiro e 2 de março, 2.534 pessoas estiveram nas unidades e foram doadas 2.057 bolsas de sangue.

“O saldo é positivo, considerando os dias de ponto facultativo e feriado prolongado, em que muitas pessoas viajam e ainda estamos em pandemia”, afirma Viviane Guerra, assessora de Captação e Cadastro da fundação.

A Hemominas atende a demanda de sangue dos hospitais nas urgências e emergências, em cirurgias e transplantes. Além disso, os estoques atendem pacientes de coagulopatias e hemoglobinopatias – como os portadores de anemias falciformes, talassemias e outras doenças crônicas – que precisam, constantemente, de transfusão e hemocomponentes.