O professor de política global e filosofia política na Universidade Metropolitana de Toronto, Yasar Bukan, citado pela agência de notícias Xinhua, afirmou que os EUA deverão aprender a coexistir e prosperar com a China.

Segundo o analista, é muito provável que a China tenha sucesso em seus avanços, e que os Estados Unidos terão que aceitar a crescente influência e força chinesa.

Por sua vez, o especialista ressalta que Washington não demonstra qualquer interesse em partilhar a liderança mundial, e está disposto a entrar em colisão com qualquer “concorrente“.

Os EUA fracassaram em evitar o crescimento chinês e provavelmente serão incapazes de impedir que a segunda maior economia atinja os seus objetivos centenários”, destacou.

O especialista também enfatizou que a China tem capacidade e vontade de inventar muitas coisas, além de ser unida e eficiente, capaz, inclusive, de vencer as medidas agressivas dos norte-americanos.

A ascensão de regimes democráticos não liberais e as fraquezas nas democracias estão criando uma situação em que algumas nações gravitam em torno da China enquanto outras se afastam dos EUA”, observou.


Avatar

administrator